Sustentabilidade e esporte na ação da CBVela em Ilhabela (SP)

A Copa Brasil de Vela, realizada entre os dias 14 e 19 de outubro, em Ilhabela (SP), mostrou que esporte e meio ambiente podem caminhar juntos. Com certificação de evento neutro de carbono, a competição promoveu diversas ações sustentáveis ao longo de sua realização.

Na última quinta-feira (17), rolou um mutirão de coleta de lixo nas praias do Pequeá, Saco da Capela e Engenho D’Água, resultando na remoção de mais de 20kg de resíduos. O lixo coletado incluiu principalmente plásticos, fragmentos de vidro, metais e bitucas de cigarro, que foram destinados ao Centro de Triagem Municipal “Nega Malu” para tratamento adequado.

Além da coleta, foram distribuídas mudas nativas da Mata Atlântica para plantio e reflorestamento. Essas ações são fruto da parceria entre a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a Prefeitura de Ilhabela, com o apoio das Secretarias de Esportes e Meio Ambiente.

“Fizemos uma ação de limpeza, mais uma vez uma ação de muito sucesso, que teve participação de esportistas, velejadores e a comunidade de Ilhabela. Fizemos uma coleta em um período curto de tempo, mas a gente percebe o descaso de algumas pessoas, e a falta de preocupação também com relação ao meio ambiente. Por isso essa conscientização é tão importante”, declarou Kátia Freire, Secretária de Meio Ambiente de Ilhabela.

“Essa é mais uma edição da Copa Brasil que realizamos ações de sustentabilidade, que já estão no DNA da CBVela e são fundamentais para a conscientização de todos os atletas, técnicos e demais pessoas envolvidas no evento”, destacou Walter Boddener, Gerente de Eventos da CBVela.

A coleta de resíduos contou com o apoio da Avène, uma das patrocinadoras do evento, que também promoveu a conscientização sobre a importância do uso de protetor solar.

“No Brasil, onde os níveis de radiação ultravioleta estão entre os mais altos do mundo, o uso diário de protetor solar é indispensável, especialmente para quem pratica esportes ao ar livre. A escolha de um produto que respeite os oceanos, tenha alto fator de proteção solar e ofereça conforto e segurança é essencial para garantir uma proteção eficaz”, destacou Dra. Ana Coutinho, dermatologista e Diretora Médica dos Laboratórios Pierre Fabre no Brasil.

A OceanPact, patrocinadora oficial da CBVela, também renovou sua parceria durante o evento e reforçou seu compromisso com a preservação dos oceanos.

Emissões de carbono neutralizadas

A 12ª edição da Copa Brasil de Vela marca a terceira vez que o evento neutraliza suas emissões de carbono. Em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN), a iniciativa apoia o projeto de reflorestamento do Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, com mais de 600 árvores nativas plantadas.

Além disso, o evento destacou a importância da sustentabilidade com ações de conscientização ambiental e limpeza de praias durante as competições. A iniciativa contou com a participação do Instituto Verde e Azul, que realizou palestras sobre a vida marinha.

“Este ano, a Confederação segue firme em seu compromisso com a sustentabilidade, alinhada às práticas de redução e neutralização de emissões de gases do efeito estufa. É uma prioridade que as nossas competições sigam esse caminho, minimizando o impacto ambiental e colaborando para colocar na pauta do esporte da vela os temas das mudanças climáticas e da preservação da vida terrestre e dos oceanos”, afirmou Sandra Di Croce Patrício, diretora de sustentabilidade da CBVela.

O presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, ressaltou a importância dessa iniciativa:

“A vela tem uma conexão natural com o meio ambiente. Assumir a responsabilidade de neutralizar nossas emissões é parte de um esforço maior em prol da sustentabilidade e do legado que queremos deixar para o esporte e para as futuras gerações”.

A competição ainda reforça a conscientização sobre o descarte de lixo no aviso de regata, com o item 19 especificando que “nenhum barco deve jogar lixo no mar, devendo os resíduos ser colocados nos barcos de apoio ou oficiais”.

Copa Brasil de Vela 2024

A Copa Brasil de Vela 2024 foi a etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de 2024, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O evento também é válido para o ranking paulista e como classificatória para o programa Bolsa Atleta.

Participaram da competição classes como Snipe, ILCA (4, 6 e 7), Kitefoil, 49er, 49er FX, iQFOIL, 470 Misto, Dingue e Finn. Simultaneamente, aconteceu a 10ª Copa Brasil de Vela Jovem, com velejadores sub-19 em classes como iQFOIL, ILCA 6, 420 Aberto e Feminino, 29er Aberto e Feminino e Optimist.

Para acompanhar os resultados, acesse: https://www.cbvela.org.br/

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui