No dia 16 de novembro, a Camerata Jovem do Rio de Janeiro (CJRJ) faz sua aguardada estreia no icônico Theatro São Pedro, às 20h, em uma noite gratuita e inesquecível para celebrar o Dia da Consciência Negra. Formada há nove anos, a Camerata é composta por 17 talentosos jovens cariocas – em sua maioria negros – oriundos de comunidades do Rio e do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), que há mais de 25 anos transforma vidas através do ensino de música para jovens em situação de vulnerabilidade. ✨
Conduzindo a Noite: O espetáculo será comandado pelo maestro e diretor artístico Claudio Cruz, que também será o solista, apresentando um repertório que passeia entre o clássico e o popular. “Essa estreia será muito especial”, comenta Fiorella Solares, diretora da Camerata e da ASMB. “Além de ser nossa primeira vez no Theatro São Pedro, será uma noite de celebração e resistência, reafirmando o compromisso da ASMB com as pautas antirracistas.” ✊
Repertório: Do Clássico ao Popular!
Para abrir o concerto, a Camerata traz a obra “As Quatro Estações Portenhas”, do argentino Astor Piazzolla, que dá um toque latino às estações de Vivaldi com sua vibrante mistura de jazz e tango! Em seguida, será a vez de “Variações sobre o Tema de Frank Bridge” de Benjamin Britten, com dez variações que vão do march à valsa vienense!
Já no bloco final, a apresentação promete arrancar aplausos com obras que unem o tango e a MPB: a camerata executará “Brejeiro” de Ernesto Nazareth e os clássicos “Mas que Nada” de Jorge Ben Jor e “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso.
Uma Trajetória de Sucesso!
Com uma história de apresentações em palcos como o Theatro Municipal do Rio, Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes e até no Rock in Rio, a Camerata já tocou ao lado de lendas como o pianista Lang Lang e o violonista Yamandu Costa! Além disso, representou o Brasil em eventos internacionais como o centenário da Save the Children e em grandes palcos de Nova York a Genebra!
PROGRAMA:
As Quatro Estações Portenhas – Astor Piazzolla
I. Primavera Portenha
II. Verão Portenho
III. Outono Portenho
IV. Inverno Portenho
Solista: Cláudio Cruz
Intervalo
Variações sobre o Tema de Frank Bridge – Benjamin Britten
Brejeiro – Ernesto Nazareth
Mas que Nada – Jorge Ben Jor
Aquarela do Brasil – Ary Barroso
SERVIÇO:
Camerata Jovem do Rio de Janeiro com Claudio Cruz
Theatro São Pedro – R. Barra Funda, 171, São Paulo
16 de novembro de 2024
20h
Grátis, 100 minutos, livre para todas as idades
Informações: (11) 3661-6600
Site: Theatro São Pedro