Com o programa “Mulheres em Movimento“, a Nestlé está quebrando barreiras e promovendo oportunidades de capacitação profissional para mulheres em cargos historicamente ocupados por homens. Desde 2023, em parceria com o SENAI, a iniciativa oferece capacitação gratuita para o cargo de Operadora de Empilhadeiras – uma função que, por lidar com cargas pesadas, era culturalmente associada a homens. ♀️✨
Essa transformação vai além da inclusão: a presença feminina nas operações de empilhadeiras trouxe um diferencial positivo para a Nestlé. As colaboradoras têm se destacado pelo cuidado e atenção na condução dos equipamentos, ajudando a reduzir perdas e prejuízos na operação.
“Queremos ser o espelho da sociedade brasileira, diverso e plural”, afirma Douglas de Oliveira Sartori, gerente executivo de Gestão de Pessoas. “Respeitamos a diversidade e investimos na inclusão para que todos e todas tenham oportunidades iguais nas operações da Nestlé.”
Para receber essas novas profissionais, a Nestlé fez adaptações nas empilhadeiras e nas instalações das fábricas, com a criação de vestiários reformados e salas de amamentação. Além disso, a empresa preparou suas lideranças para apoiar essa mudança, reforçando o valor da diversidade no ambiente de trabalho.
Desde o início do programa, mais de 50 mulheres foram formadas, com 30 delas já contratadas pela Nestlé em cidades como Ribeirão Preto, Cordeirópolis e São Bernardo do Campo. O objetivo agora é ampliar o programa para toda a cadeia logística da empresa.
Hoje, já são 30 mulheres atuando como Operadoras de Empilhadeiras na Nestlé e, até o final do ano, a meta é formar mais 48 profissionais! Para participar do curso, basta ter mais de 18 anos, ensino médio completo e habilitação A/B. Vamos juntas?