O E-Prix de São Paulo foi um verdadeiro show de ação no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, com cinco líderes diferentes e 111 ultrapassagens durante a corrida. Mas quem brilhou no final foi Mitch Evans, da Jaguar TCS Racing, que soube se aproveitar de um Safety Car e duas Bandeiras Vermelhas – a última após um acidente espetacular envolvendo Pascal Wehrlein. O Porsche do atual Campeão Mundial de Pilotos virou de cabeça para baixo após o impacto no muro, mas, felizmente, Wehrlein saiu ileso.
Um dado interessante: nunca, nas 10 temporadas anteriores, um piloto venceu uma corrida de Fórmula E saindo de uma posição abaixo da 15ª no grid. Porém, com o Modo de Ataque mais potente, tração nas quatro rodas e o aumento de potência de 50 kW, essa regra foi quebrada, trazendo uma nova dinâmica estratégica e uma reviravolta no campeonato.
A dupla da Jaguar, Nick Cassidy e Mitch Evans, deu um show no final da prova! Ambos subiram para as primeiras posições após largarem de 10ª e 22ª no grid, respectivamente. Isso aconteceu quando o líder, Oliver Rowland (Nissan), foi penalizado com um drive-through, perdendo a liderança após uma ótima arrancada.
O E-Prix também foi marcado pela excelente performance de António Félix da Costa (Porsche), que chegou bem perto de Evans no final, ficando apenas 3 décimos atrás dele. Apesar de uma ótima estratégia, o português não conseguiu ultrapassar o líder após a relargada final.
NEOM McLaren também teve um excelente desempenho com Taylor Barnard e Sam Bird, que subiram da 17ª e 16ª posições para terminar em 3º e 4º. Barnard, com apenas 20 anos, se tornou o mais jovem a chegar ao pódio da Fórmula E, superando Daniel Abt, que tinha 22 anos quando conseguiu esse feito em 2015.
Outros pilotos que se destacaram foram Edoardo Mortara (Mahindra Racing), Norman Nato (Nissan) e Nyck de Vries (Mahindra), que completaram o top 10. Já Rowland terminou em 14º.
Com essa vitória, Mitch Evans assumiu a liderança da classificação de pilotos, enquanto a NEOM McLaren passou a liderar na classificação de equipes.
Como foi a corrida?
A corrida teve um pequeno atraso devido ao Envision Racing de Robin Frijns, que ficou parado no grid. Mas assim que as luzes apagaram, foi pura emoção! Oliver Rowland (Nissan) assumiu a liderança logo na Curva 1, mas Max Guenther (DS PENSKE) e Mitch Evans não demoraram a dar o show. Evans fez uma ultrapassagem impressionante, subindo do 22º para o 15º lugar na primeira volta.
A corrida ficou ainda mais agitada na Volta 3, com um incidente entre Jake Hughes (Maserati MSG Racing) e Nico Mueller (Andretti), o que levou a um Safety Car.
Mas o Modo de Ataque foi o verdadeiro diferencial! Pilotos como Cassidy, Vandoorne, di Grassi e Barnard usaram a estratégia a seu favor, aumentando a potência de seus carros, o que levou à movimentação constante nas primeiras posições. ⚡
Na Volta 13, Cassidy (Jaguar) ultrapassou Rowland (Nissan) e assumiu a primeira posição. No entanto, Rowland logo deu o troco, mas sua penalidade o tirou da liderança.
O clima esquentou ainda mais com a Bandeira Vermelha que foi acionada após um incidente envolvendo Cassidy e Wehrlein, mas, felizmente, o campeão mundial saiu bem do acidente.
Quando a corrida foi retomada, Evans aproveitou a chance e, após uma incrível recuperação desde o último lugar, passou para a liderança, superando o companheiro de equipe Cassidy na Curva 1.
A emoção ficou no ar até as últimas voltas, mas Evans segurou a pressão e levou a vitória para a Jaguar TCS Racing. António Félix da Costa (Porsche) ainda tentou, mas terminou em 2º.
Confira os resultados completos do E-Prix de São Paulo:Race Results – ABB FIA Formula E World Championship
O E-Prix de São Paulo foi pura adrenalina e mostrou que a Fórmula E está mais emocionante do que nunca! Quem será que vai levar o título nesta temporada?