Se liga! A XXXI Copa da Juventude chegou ao fim essa semana no Veleiros do Sul (VDS), em Porto Alegre (RS), e, além de consagrar novos campeões, ainda serviu como seletiva para o Mundial da Juventude 2025, que rola em Vilamoura, Portugal. Ou seja, a galera que brilhou aqui já tá de olho no desafio internacional!
E não foi pouca emoção, não! A nova geração da vela brasileira encarou regatas de alto nível, com vento mudando toda hora e muita estratégia na água. Até ícones do esporte, como o bicampeão olímpico Torben Grael, marcaram presença pra conferir de perto essa molecada voando baixo!
E os campeões foram…
Classe ILCA 7 (antigo Laser)
Gustavo Kiessling (YCSA/CIR/CBC)
Antônio Machado (VDS/CBC)
Thomas Vives Potthoff (VDS/CBC)
Classe ILCA 6 Masculino
Pedro Rosa (VDS/CBC)
Francisco Dal Ri (CDJ/CBC)
Davi Neves (ICSC/CBC)
“Muito feliz pela conquista da Copa da Juventude, foi uma sensação incrível ganhar o campeonato de ponta a ponta”, comemorou Pedro Rosa. Eita, que o menino jogou fino!

Classe ILCA 6 Feminino
Valentina Guimarães (CICP)
Ana Carolina Roth (VDS/CBC)
Antonella Dalpiaz (VDS/CBC)
Valentina segue mostrando que é braba! Representou o Brasil nos últimos dois Mundiais da Juventude e agora já garantiu mais um ouro pra coleção.
Classe 420 Feminino
Melissa Paradeda & Antonia Gick (CDJ/VDS/CBC)
Laura Neves & Chiara Nogueira (ICRJ/CBC)
Maria Moreira & Maria Julia Chaves (YCB/CBC)
As rainhas do 420 repetiram o título nacional da semana passada e ainda meteram esse: “Foi uma edição incrível, com um nível técnico altíssimo e disputas acirradas”, disse Melina Paradeda.
Classe 420 Masculino/Misto
Said Royo & Bernardo Bacha (ICRJ/CBC)
Gustavo Glimm & Eduardo Cersosimo (VDS/ICRJ/CBC)
Daniel Holck & Caio Nogueira (ICRJ/CBC)
Classe 29er Feminino
Heloisa Gonçalves & Isabella Zorzi (VDS/CBC)
Manoela Azevedo & Luisa Madureira (CDJ/ICRJ/CBC)
Ana Clara Carlin & Anne Scampini (ICSC/CBC)
Classe 29er Masculino/Misto
Zion Brandão & João Joppert (ICRJ/CBC)
Lucas Geyer & Nicolas Gallichio (CDJ/CBC)
Pedro Koch & Mateus Koch (VDS/CBC)
Melhor clube e revelação da competição
O Veleiros do Sul (VDS) dominou geral e levou o prêmio de Melhor Clube da Copa da Juventude. Já o título de velejador mais jovem do evento ficou com Leonardo Schreiner (VDS). Moleque prodígio! ✨
Novidades na CBVela
A competição também marcou uma nova fase na vela brasileira. A CBVela anunciou os nomes que vão liderar o esporte até os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. O cearense Daniel Nottinghan Benevides Azevedo agora é o novo presidente da entidade, e Karina Geyer, que era diretora de vela jovem, assume como vice-presidente – sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Girl power na vela!
Com esse nível de competição e uma nova gestão chegando, dá pra dizer que o futuro da vela brasileira tá mais do que promissor! Bora seguir acompanhando essa galera que tá remando (e velejando) forte!