Cidadania Italiana: O sonho da juventude brasileira que quer conquistar a Europa e os EUA

Dr Fábio Gioppo

O interesse pela cidadania italiana está bombando entre a galera jovem do Brasil! Isso tudo graças à chance de viver na Europa, ter acesso facilitado aos Estados Unidos e conquistar novas oportunidades profissionais e educacionais. De acordo com o escritório Gioppo e Conti Cidadania Europeia, 40% dos clientes que buscam o reconhecimento da cidadania italiana têm entre 18 e 34 anos.

“Nos últimos três anos, vimos um aumento significativo de jovens em busca da cidadania italiana. Hoje, essa faixa etária representa cerca de 40% dos nossos clientes e a tendência é que esse número continue crescendo”, comenta Fábio Alex Gioppo, advogado e sócio do escritório Gioppo e Conti. Desde 2021, o escritório já atendeu mais de 3 mil clientes, com uma predominância de jovens. O equilíbrio entre homens e mulheres também é notável: 50% do público é masculino e 50% feminino.

Por que os jovens querem a cidadania italiana?

A cidadania europeia oferece benefícios incríveis, mas para os jovens, o principal motivo é a chance de construir uma carreira internacional, ter mobilidade global e alcançar uma qualidade de vida melhor. “Muitos sonham em estudar no exterior, ter uma formação de alto nível e, depois, começar uma carreira fora do Brasil. A cidadania italiana abre portas para essas possibilidades, facilitando a mobilidade e o acesso a oportunidades exclusivas”, explica Dr. Fábio Gioppo.

Além disso, o reconhecimento da cidadania italiana elimina as burocracias para estudar e trabalhar fora do Brasil. Um jovem ítalo-brasileiro pode, por exemplo, ingressar em universidades de prestígio na Itália ou na União Europeia pagando taxas bem mais baixas do que estudantes estrangeiros.

“Hoje, um jovem com cidadania italiana pode cursar medicina na Itália quase de graça, aproveitando um ensino de alta qualidade. Esse é um dos maiores benefícios, mas não é o único. Pais com filhos pequenos devem começar o processo de reconhecimento o quanto antes, pois isso pode garantir um futuro com mais oportunidades”, destaca Dr. Fábio Gioppo.

Vantagens além da educação

Além da possibilidade de estudar em universidades renomadas com custos reduzidos, a cidadania italiana oferece uma série de benefícios estratégicos para os jovens:

  • Mobilidade sem limites na Europa e nos EUA ✈️
    Com o passaporte italiano, é possível morar, trabalhar e estudar em qualquer um dos 170 países da União Europeia, sem precisar de visto ou autorizações especiais. E mais, cidadãos italianos podem entrar nos Estados Unidos sem visto, usando o programa ESTA, que permite estadias de até 90 dias.

  • Oportunidades de trabalho e empreendedorismo
    A cidadania italiana abre portas para empregos em empresas europeias e multinacionais, muitas das quais priorizam cidadãos da UE. Empreendedores ítalo-brasileiros também podem abrir negócios na Europa com menos burocracia e incentivos fiscais de vários países.

  • Acesso ao sistema de saúde top
    Cidadãos italianos têm direito ao Servizio Sanitario Nazionale (SSN), um dos sistemas de saúde pública mais avançados do mundo, com atendimento de alta qualidade e custos reduzidos ou até gratuitos para residentes.

  • Facilidade para obter cidadania de outros países da UE
    A cidadania italiana pode facilitar a obtenção de cidadanias de outros países da União Europeia, como Espanha e Portugal, caso o jovem decida viver por muitos anos nesses lugares.

  • Aposentadoria na Itália e benefícios sociais
    Mesmo morando no Brasil ou em outro país, um cidadão italiano pode se aposentar na Itália, aproveitando os benefícios previdenciários e até recebendo aposentadoria proporcional se tiver contribuído para o sistema italiano ao longo da carreira.

  • Qualidade de vida e segurança
    A chance de viver em países da Europa conhecidos por sua qualidade de vida, segurança e infraestrutura de excelência é uma das maiores motivações para os brasileiros em busca da cidadania italiana. Países como Itália, Portugal, Espanha e Alemanha oferecem um padrão de vida elevado, com transporte público eficiente, segurança e estabilidade econômica.

Com tantas vantagens, não é surpresa que mais e mais jovens brasileiros estejam atrás do reconhecimento da cidadania italiana. O processo pode ser burocrático, mas com a ajuda certa, o sonho de viver, estudar e trabalhar na Europa pode virar realidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui