A preservação da cultura, da fé e das memórias pode unir até mesmo aqueles que juraram nunca mais se falar! É exatamente isso que acontece em “Quatro Eids e um funeral”, comédia romântica escrita por Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar, lançada no Brasil pela Plataforma21. ✨
Tiwa Olatunji e Said Hossain foram inseparáveis na infância, mas tudo mudou quando Said entrou para um colégio interno sofisticado e começou a se afastar de suas raízes. Agora, os dois mal conseguem ficar no mesmo ambiente… até que uma tragédia acontece!
Pouco antes do Eid, a celebração mais importante do calendário muçulmano, o centro islâmico da cidade é atingido por um incêndio. E para piorar, o prefeito quer derrubá-lo de vez! Sem saída, Tiwa e Said precisam juntar forças para impedir que a comunidade perca um espaço essencial para suas tradições.
Mas essa missão não será nada fácil! Além da luta contra a demolição, os dois ainda enfrentam o luto pela Sra. Barnes, uma querida bibliotecária que deixou um adorável gato para eles cuidarem . Entre flashbacks dos Eids passados e muitas alfinetadas, Tiwa e Said redescobrem o valor da amizade, do luto e do pertencimento – tudo isso enquanto tentam não matar um ao outro no processo! ❤️
Ver essa foto no Instagram
“Quatro Eids e um funeral” aposta no clássico trope amigos-inimigos-amantes, com narrativa alternada entre os protagonistas, trazendo um olhar divertido, emocionante e super representativo sobre identidade, cultura e fé. Com uma escrita envolvente e bem-humorada, as autoras abordam temas como racismo, islamofobia e pertencimento, além de apresentar uma história rica em diversidade nigeriana, porto-riquenha, LGBTQIAPN+ e bengali-muçulmana.
“[…] Sei que o prefeito William já disse que não vai reconstruir, mas você precisava ver que a comunidade quer isso. O centro islâmico não é só um espaço comunitário, é onde oramos, onde temos aula de árabe, onde fazemos as festas da henna. Sem isso, muitas pessoas vão perder seu emprego e sua rede de apoio.”
(Quatro Eids e um funeral, p. 151)
Sobre as autoras:
✍️ Faridah Àbíké-Íyímídé é best-seller do New York Times e autora do premiado “Ás de Espadas”, também publicado no Brasil pela Plataforma21. De ascendência nigeriana, nasceu e cresceu em Londres e tem um mestrado em Shakespeare pelo King’s College London. Foi vencedora do NAACP Image Awards na categoria Melhor Obra Literária para Jovens.

Divulgação | VR Editora – Plataforma21
Siga Faridah:
Instagram: @faridahlikestea
X (Twitter): @faridahlikestea
✍️ Adiba Jaigirdar é autora de “Pegas de surpresa”, eleito um dos 100 melhores romances YA de todos os tempos pela revista Time. Nascida em Daca, Bangladesh, vive em Dublin e, quando não está escrevendo, está jogando videogame ou aumentando sua coleção de batons.

Divulgação | VR Editora – Plataforma21
Siga Adiba:
Instagram: @dibs_j
X (Twitter): @adiba_j
Site: adibajaigirdar.com
Se você curte histórias de amizade, representatividade e muito coração, “Quatro Eids e um funeral” é leitura obrigatória!