Gloria Maria: Último episódio mostra o amor da jornalista pela vida

O produtor Luiz Costa Jr lembra sua relação com Gloria Maria — Foto: Globo

Foi na charmosa Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro , que Gloria Maria viveu seus últimos cinco anos ao lado das filhas Maria e Laura . A icônica “casa amarela” — descrita por ela como “a sua casa” desde o primeiro olhar — tinha tudo a ver com a jornalista: classe, praticidade e natureza . Ali, Gloria promoveu encontros, gravou programas, entrevistou convidados durante a pandemia e enfrentou o período mais delicado de sua vida: o diagnóstico da doença .

No episódio final da série documental Gloria, que vai ao ar neste domingo (18), o público será presenteado com um retrato tocante da força, fé e alegria da jornalista, que sempre acreditou na vida e lutou por ela até o fim ✨.

Durante uma viagem a trabalho, Gloria recebeu o primeiro alerta sobre sua saúde. Foi em Hong Kong , durante uma visita a um templo budista, que um monge fez premonições sobre sua saúde e até sobre a partida da mãe dela. Pouco tempo depois, tudo se confirmou. ‍♀️

O produtor e amigo de longa data, Luiz Costa Jr., relembra o dia em que Gloria desmaiou em casa, em 2019 — episódio que levou à descoberta de um tumor. Ele compartilha relatos emocionantes da própria jornalista, que transformou a dor em força e chegou a sonhar em transformar sua experiência com o câncer em um Globo Repórter sobre superação. Uma verdadeira guerreira!

Desbravadora e inspiração para gerações

Gloria Maria foi (e ainda é!) sinônimo de pioneirismo. Uma das maiores referências do jornalismo brasileiro, ela abriu caminhos para mulheres negras na TV ✊. No episódio deste domingo, a apresentadora Maju Coutinho relembra com carinho sua trajetória e conta como se inspirou em Gloria desde os tempos de radioescuta . Durante uma viagem a Gana, Maju faz uma conexão potente entre a história da jornalista e um ditado iorubá: “Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que só jogou hoje”. ️

“Gloria é gloriosa, inspiradora. A gente respira o aroma dela e segue com coragem. Se hoje estou no palco do Fantástico, é porque Gloria é”, declara Maju emocionada ✨.

A jornalista Zileide Silva, primeira a receber o Prêmio Gloria Maria da Câmara dos Deputados , define a colega com uma única palavra: desbravadora. “Ela abria a porta, te recebia, dava a mão e dizia: ‘vem’”, conta, destacando a responsabilidade que Gloria carregava por ser uma repórter negra na TV em tempos ainda mais difíceis.

Inspiração além das telas

Dulcineia Novaes, da RPC (afiliada da Globo no Paraná), lembra como ver Gloria na TV a incentivou desde os tempos da faculdade. “Eu pensava: como ela chegou até ali? Quando a encontrei pela primeira vez nos corredores da TV e ela me reconheceu… foi inesquecível!”

E a inspiração de Gloria chegou até a pequena Ribeirão Preto, onde uma jovem chamada Mirella Archangello, aos 11 anos, brincava de ser repórter com os irmãos. Após viralizar na internet, recebeu ninguém menos que Gloria Maria em sua casa — um momento que mudaria sua vida para sempre. Hoje, aos 18 anos, Mirella está cursando Jornalismo e carrega Gloria no coração como seu maior exemplo .

“Quem eu seria hoje se Gloria Maria não tivesse cruzado meu caminho?”, questiona Mirella, emocionada.

Presença marcante na vida de todos nós

O rapper Mano Brown também compartilha seu carinho e admiração por Gloria. Ele relembra a primeira vez que a viu — ainda criança, assistindo TV pela janela do vizinho. “Ela é uma matriarca, uma força ancestral. Ela sabia exatamente quem era”, afirma o artista, que teve a honra de entrevistá-la em seu podcast em 2021.

O episódio final da série Gloria vai ao ar neste domingo, dia 18, logo após o Fantástico. Prepare o coração e os lencinhos, porque a homenagem promete ser tão grandiosa quanto a história de vida dessa mulher incrível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui