Globo Gente lança estudo sobre 100 anos de mídia e publicidade no Brasil!

Filme da campanha 100 anos de Globo homenageia a relação com os brasileiros — Foto: Globo/divulgação

No ano em que a Globo comemora seu centenário , o Globo Gente apresenta um estudo pra lá de especial: “Começo, meio e começo: o Brasil em 100 anos de mídia e publicidade”. A proposta é uma verdadeira viagem no tempo, cheia de história, cultura, afeto e, claro, muita criatividade . O material faz um mergulho em como a publicidade e a mídia moldaram (e seguem moldando) a vida dos brasileiros, sempre acompanhando as emoções, os contextos e as transformações da sociedade .

A estreia foi em grande estilo no Cannes Lions 2025, o maior festival de criatividade do mundo ✨. E a boa notícia é que o estudo já está disponível completinho na plataforma gente.globo.com!

Uma nova forma de olhar para o tempo

O conceito do projeto quebra aquela lógica de passado, presente e futuro. Inspirado na filosofia quilombola e nos saberes dos povos originários, o estudo propõe um olhar cíclico sobre a nossa história — onde todo fim é, na verdade, um recomeço . Afinal, mídia, marcas e brasileiros se cruzam o tempo todo, criando juntos linguagens, pertencimentos e memórias ❤️.

“Temos muito orgulho do nosso legado, do nosso presente e uma grande confiança no futuro”, afirma Manuel Falcão, diretor de Marca e Comunicação da Globo. “Que esse futuro seja construído com novas e emocionantes histórias, sobre e para os brasileiros. E que as parcerias sigam cada vez mais fortes, conectando a Globo e o mercado publicitário.”

Três tempos, uma mesma história:
Começo: Época da imprensa, do rádio e do surgimento de um Brasil que começa a se enxergar como público consumidor e cidadão. A publicidade chega como motor econômico e narrativo .
Meio: A era das mídias de massa, como TV e cinema . Aqui, a publicidade brasileira se consolida como potência criativa, com campanhas que marcaram gerações, uma linguagem única e estética que virou parte do nosso imaginário coletivo ✨.
Novo Começo: O tempo da hiperconectividade , da cultura digital, da inteligência artificial e da era dos criadores de conteúdo. Um cenário onde as marcas precisam estar cada vez mais alinhadas com propósito, ética e pluralidade de vozes .

O estudo mostra como a publicidade brasileira evoluiu junto com o país e seus meios de comunicação, refletindo quem somos e como nos transformamos. Afinal, mídia e publicidade sempre fizeram (e fazem!) parte da nossa vida — seja emocionando, provocando reflexões ou criando memórias que atravessam gerações .

Quer conferir tudo na íntegra? Corre lá em gente.globo.com!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui