Com um público animado formado por alemães, brasileiros que vivem no país e turistas de todos os cantos, o JAH Açaí, Sorvetes e Picolés chegou com tudo na sua primeira unidade internacional, em Düsseldorf, no primeiro fim de semana de junho! A galera recebeu a novidade com entusiasmo, e a marca brasileira — que já conta com mais de 180 lojas no Brasil — agora começa sua jornada global com o pé direito!
✈️ Com o ator e piloto Caio Castro como sócio, o JAH mostra que não está para brincadeira e planeja levar o sabor do verdadeiro açaí brasileiro para o mundo todo!
A escolha da Alemanha não foi à toa. Considerado um dos mercados mais exigentes da Europa, o país representa um baita desafio — e por isso mesmo, um território estratégico. “Se conseguirmos nos preparar e atuar com sucesso na Alemanha, sabemos que estaremos prontos para escalar essa operação em diversos outros países com maior segurança e eficiência”, afirma Rafael Corte, cofundador e CEO da rede.
A chegada ao mercado europeu foi planejada ao longo de quatro anos, com muitos estudos sobre o comportamento do consumidor, concorrência, logística e cultura local. Resultado? Uma operação robusta, com estrutura local, fornecedores homologados e atendimento multilíngue — tudo pra garantir a melhor experiência pro cliente e o sucesso dos franqueados!
Mas o JAH não leva só sabor pro mundo. Leva também o propósito de valorizar uma cadeia produtiva que começa na Amazônia! O açaí, um dos frutos mais poderosos do Brasil, é reconhecido internacionalmente pelos seus nutrientes e sua versatilidade. “Queremos ser agentes ativos nesse ecossistema, contribuindo com o desenvolvimento sustentável da região Norte e promovendo práticas alinhadas aos pilares ESG. Acreditamos que o açaí brasileiro pode conquistar o mundo como o café e o vinho conquistaram”, afirma Corte.
Com uma estrutura internacional ganhando forma, uma base sólida no Brasil e um propósito claro, o JAH Açaí inicia sua trajetória como marca global. “É importante contar a história desse fruto. O Brasil é riquíssimo em diversidade e temos muito a ensinar ao mundo. Após um processo cuidadoso de escuta, estudo e planejamento, estamos prontos para essa expansão internacional”, acrescenta Corte.
Para Diego Dutra, cofundador e Head de Expansão do JAH, ver tudo isso acontecendo de perto é pura emoção. Foi ele o primeiro a enxergar, ainda em 2009, uma oportunidade de ouro no self-service de açaí com máquina soft. Ao lado de Corte, criou uma rede que aposta no crescimento sustentável com ingredientes exclusivos. “A primeira experiência com o açaí é marcante. Algumas pessoas se apaixonam de primeira e não vivem mais sem. Foi assim comigo!”, lembra.
Além do sabor único, Dutra destaca o açaí como produto altamente atrativo para negócios. “Acredito que os franqueados, inclusive estrangeiros, veem no açaí o mesmo potencial que vimos anos atrás”, completa.
Com a primeira unidade internacional já funcionando, o JAH mira longe. “Temos muitos brasileiros espalhados pelo mundo — como na Austrália e em outros países da Europa — que sempre visitam nossas lojas no Brasil e demonstram interesse em investir na marca. Agora, com esse passo, estamos prontos para alcançar novos horizontes”, finaliza.
E não para por aí! Só no primeiro semestre de 2025, o JAH inaugurou mais de 15 novas lojas no Brasil, em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rondônia. A meta até o fim do ano? Chegar a 200 unidades nacionais em operação e mais 30 em implantação, com um faturamento estimado em R$ 180 milhões!