Stock Car 2025: Guilherme Salas faz história no Velopark e assume a liderança

Maior pontuador da etapa, Guilherme Salas assumiu a liderança do campeonato (Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

O fim de semana foi simplesmente inesquecível para Guilherme Salas! No Autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), o piloto de Jundiaí, que defende a Valda Cavaleiro Sports, viveu sua melhor fase na Stock Car até aqui!

Vindo embalado desde o fim da última temporada, Salas começou dando show: cravou a pole position no sábado, escalou de P12 para P5 na sprint, e no domingo (8) foi simplesmente impecável! Liderou de ponta a ponta e faturou sua primeira vitória de 2025 — a quarta na carreira na principal categoria do automobilismo nacional.

E teve mais! Depois de ver vitórias da Mitsubishi com nomes como Felipe Fraga, Gianluca Petecof, Allam Khodair e Gaetano Di Mauro, Salas colocou, pela primeira vez, o Chevrolet Tracker no lugar mais alto do pódio nessa nova era dos SUVs na Stock!

O piloto também levou pra casa o Troféu Volta Mais Rápida Intelbras, por ter registrado o melhor tempo no combinado das duas corridas, e faturou ainda o Troféu Vivo Man of the Race, como o maior pontuador da etapa: 120 de 137 pontos possíveis! Insano!

Quem também deu show foi Julio Campos (Crown Racing), que colocou seu Toyota Corolla Cross no pódio pela primeira vez nesta fase da Stock. E Rafael Suzuki completou o top 3, voando baixo com seu Tracker da TMG Racing!

➡️ Cacá Bueno brilhou também! Finalizou em quarto, seu melhor resultado com a Scuderia Chiarelli. ️ Já Gaetano Di Mauro, que venceu a sprint no sábado, fechou o top 5.

Corrida deste domingo foi de alta intensidade do início ao fim do traçado gaúcho
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

Na sequência vieram Arthur Leist, Allam Khodair, Cesar Ramos, João Paulo de Oliveira e Átila Abreu. E teve baita destaque pra Gianluca Petecof, que largou de P27 e cruzou em 12º, subindo nada menos que 15 posições!

️ Corrida intensa e diferente!

O domingo teve uma dinâmica diferente! Por conta de um problema eletrônico na gestão da turbina dos motores, a organização cancelou o pit-stop obrigatório e ainda reduziu a prova em 10 minutos, ficando com 40 minutos + 1 volta.

Isso fez a corrida ter clima de classificação do começo ao fim! Salas largou na ponta e já impôs um ritmo insano, abrindo vantagem sobre Daniel Serra. Felipe Massa vinha bem em terceiro, seguido de Julio Campos e Rafael Suzuki.

Só que Massa perdeu rendimento e foi ficando pra trás… Assim, Julio Campos subiu pra terceiro e depois garantiu a segunda colocação, superando até Daniel Serra, que também perdeu rendimento no fim.

A entrada do safety-car, por conta do abandono de Arthur Gama, deixou tudo ainda mais pegado nas voltas finais . Todo mundo ficou colado, brigando por cada posição! Campos e Suzuki aproveitaram a chance, subiram, e o pódio ficou assim: Salas, Campos e Suzuki!

Detalhe histórico: essa foi a primeira vitória de um Tracker na era dos SUVs da Stock Car!

O público marcou presença neste domingo nas arquibancadas do Velopark
(Marcelo Machado de Melo/BRB Stock Car)

A festa foi grande!

Salas não escondeu a felicidade:

“Desde sexta eu sabia que meu carro tava muito rápido. E hoje, quando fui pro grid, tinha certeza que ia conseguir impor um ritmo muito bom. A verdade é que o carro tava perfeito! Só agradecer à minha equipe, que fez um trabalho incrível. Agora é comemorar muito, tô muito feliz!”

E olha que ele vivia uma fase surreal: cinco pódios consecutivos! Goiânia, Interlagos (2024), Interlagos (de novo), Cascavel e agora Velopark.

Julio Campos também saiu satisfeito:

“Foi um fim de semana muito bom! A gente andou bem aqui. Claro que temos coisas pra melhorar no carro, mas a nossa meta é brigar pelo título, e tamo no caminho certo!”

E Rafael Suzuki não ficou pra trás na comemoração:

“Primeiro pódio do ano, muito merecido! A equipe trabalhou demais, várias madrugadas de dedicação. Esse pódio é deles. Agora é olhar pra frente e buscar mais!”

E o campeonato?

Com esse fim de semana dos sonhos, Salas assumiu a liderança da temporada, somando 243 pontos! Seu perseguidor mais próximo passou a ser Gaetano Di Mauro, com 178, seguido de perto por Gianluca Petecof, que tem 174.

Quem também subiu bem foi Cesar Ramos, que pulou pra quarta colocação, com 157 pontos. Já Felipe Fraga, que era líder, caiu pra quinto, com 146.

E olha como ficou o top 10 do campeonato após Velopark:
1️⃣ Guilherme Salas – 243
2️⃣ Gaetano Di Mauro – 178
3️⃣ Gianluca Petecof – 174
4️⃣ Cesar Ramos – 157
5️⃣ Felipe Fraga – 146
6️⃣ Felipe Baptista – 141
7️⃣ Allam Khodair – 138
8️⃣ Julio Campos – 136
9️⃣ Nelson Piquet Jr. – 128
Rubens Barrichello – 124

Próxima parada: Velocitta!

A Stock Car já tem data e lugar pra próxima emoção: 29 de junho, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP). ️ E claro, a expectativa já tava lá no alto pra mais um show de velocidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui