O Autódromo de Interlagos, palco de tantos momentos lendários do automobilismo mundial, viveu mais um capítulo inesquecível neste sábado (13) durante o Rolex 6 Horas de São Paulo 2025. E quem escreveu essa história foi Eduardo Barrichello, que cravou sua primeira pole position no FIA WEC, logo em sua corrida de estreia em casa!
Vestindo o macacão do Aston Martin Vantage AMR GT3 #10 da Racing Spirit of Léman, o jovem brasileiro mostrou frieza e talento para bater os dois Lexus RC F da Akkodis ASP Team. Focado, Dudu espremeu até a última gota de desempenho do carro e fez o tempo mais rápido da LMGT3 em Interlagos: 1min33s849 — novo recorde da categoria na pista paulista!
“Foi muito especial, ainda mais com toda a minha família aqui”, vibrou Dudu após a sessão. “Tem sido um ano difícil. Muitas vezes nem fui eu quem classificou o carro. Hoje, o Anthony (McIntosh) nos colocou na Hyperpole pela segunda vez na temporada, e eu aproveitei a chance. Consegui a pole e foi sensacional! Ouvir a galera gritando meu nome… preciso ver os vídeos no meu celular — que deve ter travado de tanta notificação! ”
Mas a vaga na Hyperpole por pouco não escapou! Por apenas 0s026, o norte-americano Anthony McIntosh, piloto bronze do trio, ficou em 10º na primeira fase da classificação — exatamente a última posição que dava acesso à Hyperpole.
“Eu estava suando dentro do carro! O Brasil inteiro parecia me dizer: ‘só tem um trabalho — colocar o Dudu na Hyperpole’”, brincou McIntosh. “Era uma pista nova, pneus novos, campeonato novo… Mas o Dudu foi incrível nos simuladores e me ajudou muito!”
Com tudo conspirando a favor, Dudu agora se prepara para largar na frente neste domingo — e com um toque ainda mais simbólico: será Rubens Barrichello, seu pai, quem dará a bandeira verde para a largada! “Ser um Barrichello me ajuda muito, mas essa pole é 100% minha. Tenho muito orgulho do meu pai e do esforço que ele faz por mim”, completou o jovem.
Na mesma classe LMGT3, o Lexus #87 (José María López, Clemens Schmid, Razvan Umbrarescu) larga ao lado do carro de Dudu. Já o Lexus #78 e a Mercedes-AMG #61 completam a segunda fila. O Porsche #92, líder do mundial, ficou apenas em 13º, e o BMW #31 dos brasileiros Augusto Farfus e Pedro Ebrahim larga apenas em 18º.

(José Mario Dias)
Hypercar: Cadillac voa em Interlagos e faz nova dobradinha!
A principal categoria do WEC também não decepcionou e trouxe emoção de sobra na definição do grid! Depois do domínio da Porsche na sexta-feira e uma surpreendente Toyota no treino livre, quem brilhou mesmo foi a Cadillac Hertz Team JOTA, repetindo a dobradinha que já havia feito em Le Mans!
O Cadillac #12 (Alex Lynn, Norman Nato, Will Stevens) garantiu a pole com o tempo de 1min22s570, novo recorde da categoria Hypercar em Interlagos! O britânico Alex Lynn comemorou: “Estava confiante, sabia que tínhamos velocidade para uma volta. Agora precisamos manter o ritmo e acertar a estratégia de pneus.”
Na sequência vieram o Cadillac #38, o Porsche #5, o Peugeot #94 e o BMW #20. Já a Ferrari #51, líder do campeonato, decepcionou e ficou só em 17º. A irmã #50 não foi muito melhor, em 14º. Apenas a Ferrari #83, vencedora de Le Mans 2025, conseguiu passar à Hyperpole e largará da 9ª posição.
Programação e transmissão: tudo pronto para as 6 Horas!
A largada para o Rolex 6 Horas de São Paulo acontece neste domingo, às 11h30, com transmissão ao vivo pelo BandSports e também no site do Grande Prêmio. Os portões abrem às 7h, e a programação vai até as 20h, com muita ação na pista e uma Fan Zone cheia de atrações, incluindo shows ao vivo com curadoria da 89 FM – A Rádio Rock!
Calendário FIA WEC 2025
- 21/22 fevereiro – Prólogo Oficial (CAT)
- 28 fevereiro – Qatar Airways Catar 1812 km (CAT)
- 20 abril – 6 Horas de Imola (ITA)
- 10 maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps (BEL)
- 14/15 junho – 24 Horas de Le Mans (FRA)
- 13 julho – Rolex 6 Horas de São Paulo (BRA)
- 7 setembro – Lone Star Le Mans (COTA – EUA)
- 28 setembro – 6 Horas de Fuji (JPN)
- 8 novembro – 8 Horas do Bahrein (BAH)
️ Sobre o FIA WEC
O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) é a elite do automobilismo internacional, com montadoras icônicas, tecnologia de ponta e corridas em cinco continentes! Com regulamentos estáveis, o WEC promove a inovação em segurança, desempenho e sustentabilidade, e tem como joia da coroa as lendárias 24 Horas de Le Mans!