O riso como porta de entrada para uma conversa necessária. Essa é a proposta do especial ‘Falas de Acesso’, que vai ao ar no próximo dia 22 de setembro na TV Globo, apresentado pelas influenciadoras e comediantes Pequena Lô e Tata Mendonça. A atração, exibida na semana do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, promete unir stand up comedy, representatividade e crítica social em quadros bem-humorados que abordam situações cotidianas, comportamentos e termos capacitistas ainda muito presentes na sociedade.
Com um elenco majoritariamente formado por pessoas com deficiência, o programa aposta no humor como ferramenta de conscientização. “A gente também sabe ser apresentadora. A gente também pode ser atriz. Cada um tem o seu talento. Mas o humor traz essa facilidade de você conseguir falar de uma forma mais fácil com quem estiver assistindo”, destaca Pequena Lô. Já Tata Mendonça completa: “Eu estou apresentando um programa onde a Globo dá essa visibilidade para temas muito importantes. Eu acho que as pessoas vão saber, de uma vez por todas, que a gente merece estar em todos os acessos”.
Entre os talentos confirmados estão o comediante Vini Santos (@ovini.santos), a escritora Amanda Soares (@pcdperigosa) e o ator Gigante Leo (@giganteleo). Cada quadro trará estilos, individualidades e memórias próprias, sempre reforçando a importância da acessibilidade como ponto central da narrativa.
A roteirista Veronica Debom reforça a relevância da abordagem: “Acho que uma das maiores questões que a PCD tem é a falta de acessibilidade e a falta de empatia. Então, um programa que trata esse assunto de forma leve e divertida pode ser importante para que a gente quebre alguns estigmas sobre essa comunidade”.
Sob direção artística de Matheus Malafaia, o especial pretende ampliar o debate em torno da inclusão. “Queremos provocar discussão e debate na família. De que forma a gente pode pensar uma sociedade mais inclusiva, mais acessível e desmistificar um pouco a maneira como a sociedade trata as pessoas com deficiência?”, explica o diretor.
O programa também marca o mês oficial da luta pela inclusão social das pessoas com deficiência. Para Pequena Lô, “incluir é, além de tudo, a pessoa aprender a respeitar”. Já Tata Mendonça acredita que, com o alcance da TV aberta, o tema vai ganhar a força que sempre mereceu.
‘Falas de Acesso’ tem redação final de Veronica Debom, direção artística de Matheus Malafaia, produção executiva de Claudio Dager, produção de Silvana Feu e direção de gênero de Patricia Pedrosa. O especial será exibido no dia 22 de setembro, na TV Globo.