Empreenda Jovem prorroga inscrições e oferece mentoria gratuita

Foto: Divulgação

Voltado para jovens entre 15 e 29 anos, o programa Guru de Negócios, da Aliança Empreendedora em parceria com o Instituto Localiza, está com inscrições abertas para a segunda edição da trilha Empreenda Jovem . A iniciativa oferece formação gratuita, mentoria coletiva e capital semente para quem já tem um negócio ou quer tirar uma ideia do papel.

O projeto faz parte do Tamo Junto, uma multiplataforma que reúne mais de 240 conteúdos gratuitos voltados a microempreendedores de todo o país. E atenção — o prazo de inscrição foi prorrogado até 7 de outubro, às 23h59. As inscrições podem ser feitas pelo site: tamojunto.aliancaempreendedora.org.br/trilhas/empreenda-jovem.

Como funciona a trilha

O processo seletivo do programa é dividido em duas etapas. Primeiro, o participante deve assistir a cinco videoaulas disponíveis na Trilha de Conteúdos Empreenda Jovem, dentro da plataforma Tamo Junto. Depois, é só preencher o formulário de inscrição para a fase de aceleração.

Serão 100 jovens selecionados para participar de uma jornada de cinco semanas, com mentorias online, encontros em grupo e desafios práticos. Os 50 destaques dessa fase ainda recebem um capital semente de R$ 400 para investir em seus negócios.

“Acreditamos no potencial empreendedor da juventude brasileira e sabemos que, com o apoio certo, esses jovens podem transformar suas realidades e comunidades”, destaca Jhenifer Bernardo, líder do programa Guru de Negócios da Aliança Empreendedora.

Jornada prática e incentivo financeiro

Segundo dados do Sebrae, baseados na PNAD Contínua, o número de jovens empreendedores entre 18 e 29 anos cresceu 25% nos últimos 12 anos. Em 2024, o Brasil alcançou um marco histórico, com mais de 4 milhões de jovens à frente de seus próprios negócios.

E a transformação é real! Entre os participantes da primeira edição, Evelin Silva, 25 anos, mãe e empreendedora do Jaraguá (SP), criou o Variedades da Vic, um negócio de laços infantis e artesanato que virou sua principal fonte de renda.

“O programa foi essencial, principalmente na parte financeira, que era o que eu mais precisava. Ser um jovem empreendedor no Brasil ainda é desafiador, mas hoje vejo meu negócio crescendo e quero que ele seja cada vez mais reconhecido”, conta Evelin.

Outro exemplo inspirador é Emanoel Lopes, 26 anos, de Parnaíba (PI), que transformou seu interesse por marketing digital na Lopes Agência — ou, como ele brinca, sua “eugência”.

“Participei de quase todas as mentorias, e os temas sobre vendas e marketing foram um divisor de águas pra mim. Li o livro Spin Selling por indicação de uma mentora e isso mudou completamente minha forma de oferecer meus serviços”, relembra Emanoel.

Mesmo com os desafios, ele deixa um recado pra quem quer começar:

“Não espere saber tudo pra começar. Aprenda o básico e dê o primeiro passo. O resto vem com o tempo. Esteja perto de quem te apoia e acredita no mesmo que você — é difícil, mas o resultado é recompensador .”

Empreendedorismo jovem cresce no país

Com o objetivo de fortalecer e profissionalizar esse movimento, o Tamo Junto se tornou uma das maiores plataformas de apoio ao microempreendedorismo no Brasil. Já são mais de 300 mil inscritos, com cursos gratuitos em marketing, vendas, finanças, formalização do MEI, precificação e até bem-estar e comportamento empreendedor .

A plataforma conta com o apoio institucional da Pluxee e do Instituto Heineken, e oferece artigos, videoaulas, histórias inspiradoras e ferramentas de gestão, como planilhas de controle de vendas e modelos de precificação — tudo acessível pelo computador ou celular .

E os resultados são animadores! De acordo com dados da própria plataforma:

  • 93% dos participantes continuam empreendendo após a formação;

  • 45% aumentaram sua renda;

  • 19% iniciaram um novo negócio.

“O Tamo Junto nasceu em 2015 com o sonho de estar mais perto dos microempreendedores brasileiros. Nosso propósito é tornar o empreendedorismo uma ferramenta de inclusão e geração de renda para quem mais precisa”, afirma Helena Casanovas Vieira, cofundadora da Aliança Empreendedora e Líder de Projetos do Tamo Junto.

Serviço

Inscrições para o Empreenda Jovem
Público-alvo: jovens de 15 a 29 anos
Formato: online
Inscrições gratuitas até: 7 de outubro
Site: tamojunto.aliancaempreendedora.org.br/trilhas/empreenda-jovem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui