De 12 a 23 de novembro, o MixBrasil, maior evento cultural LGBT+ da América Latina, toma conta da capital paulista com uma programação diversa e vibrante! ️ As atividades acontecem em diferentes pontos da cidade como o CineSesc, CCSP (Centro Cultural São Paulo), Spcine Lido, Cinemark (Shopping Cidade São Paulo), Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), Reserva Cultural, Museu da Diversidade Sexual, Museu da Imagem e do Som (MIS), Biblioteca Mário de Andrade, Galeria Vermelho e Teatro Sérgio Cardoso. Além disso, o festival também marca presença online em todo o Brasil pelas plataformas Sesc Digital, Spcine Play e IC Play.
Para o diretor do festival, André Fischer, a 33ª edição reafirma o MixBrasil como uma plataforma de expressão e resistência. “Mesmo com a escassez de investimentos públicos e privados e com retrocessos em várias frentes, o festival cresce e celebra uma das maiores programações da sua história. A colaboração internacional, em um ano de menos recursos por aqui, viabilizou uma edição potente, através da integração à Temporada França–Brasil 2025 e à seção Mundo Mix, que homenageia a Polônia”, destaca.
Abertura e Ícone Mix
O festival abre em 12 de novembro com o longa “Me Ame com Ternura”, da diretora francesa Anna Cazenave Cambet, inédito em São Paulo. ❤️ A cineasta vem ao Brasil para apresentar o filme, exibido anteriormente na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes. A trama acompanha Clémence (vivida por Vicky Krieps), que decide abrir seu coração ao ex-marido e revela estar vivendo novos amores com mulheres, em um retrato profundo sobre maternidade e liberdade. ️
O tradicional Prêmio Ícone Mix, criado para celebrar trajetórias que representam os valores do festival, homenageia este ano Marisa Orth — figura inseparável da história do evento, que desde 1999 comanda o lendário Show do Gongo, símbolo de irreverência, liberdade e afeto. A atriz, cantora e apresentadora receberá a homenagem na noite de abertura, que também contará com trechos da performance interativa “Aqui, Agora, Todo Mundo”, de Alexandre Mortágua com Fernando Barros.
Audiovisual
Entre as grandes novidades está a Mostra de Inteligência Artificial, com 24 filmes produzidos com IA, sendo 19 brasileiros e estrangeiros em competição e 5 filmes internacionais com curadoria do FIVIA (Festival Internacional de Vídeo e Inteligência Artificial de Marselha). A mostra traz um olhar crítico e poético sobre o uso da tecnologia na criação cinematográfica LGBT+.
Os longas internacionais incluem títulos premiados em grandes festivais: “Twinless – Um Gêmeo a Menos” (EUA), “O Olhar Misterioso do Flamingo” (Chile), “Antes / Depois” (Bélgica), “Meu Peito em Chamas” (México), “A Sapatona Galáctica” (Austrália) e “Manok” (Coreia do Sul). Todos inéditos em São Paulo!
A curadoria de Marcio Miranda Perez também destaca os longas nacionais, que abordam temas como transição, identidade e liberdade. Estão na Mostra Competitiva Nacional de Longas os filmes “Apenas Coisas Boas”, “Apolo”, “Torniquete”, “Trago Seu Amor”, além de produções como “Ato Noturno”, “Morte e Vida Madalena”, “A Natureza das Coisas Invisíveis”, “Ruas da Glória”, “Arrenego” e “Copacabana, 4 de Maio”.
Os curtas-metragens também ganham espaço nas mostras Competitiva Brasil e Curtas MixBrasil, com temas como Black is Beautiful, Lesborama, Meu Calor, Meu Endereço e Tempo Rei, Tempo Rainha. Destaque para a estreia da atriz Mayara Magri na direção com o curta “Ana Sofia”, protagonizado por Silvia Pfeifer.
Dramatica
A programação teatral traz oito espetáculos que exploram temas de identidade, trauma e reinvenção. Entre eles estão as produções solo “Bigorna”, “Irremediáveis” e “Segredos Privados para uma Vida Sexual Pública”, além de “Aqui, Agora, Todo Mundo”, “Fumaça”, “(Des)conhecidos”, “Hospital de Puppet” e “Long Play – Otima Forma”. A seção também promove debates e o MixLab, com o tema Retratos da Cena Cui/Queer e LGBT+ Contemporânea.
Show do Gongo
O momento mais esperado do festival volta em 2025! Sob o comando de Marisa Orth, o Show do Gongo reúne cineastas profissionais e amadores dispostos a submeter produções de até cinco minutos. O público reage com risadas, aplausos e o famoso “gonga!” A edição deste ano acontece em 18 de novembro, às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso.
Mix Literário
O Mix Literário chega à sua 8ª edição com mesas de debate, encontros de formação e a presença da autora francesa Anne Pauly, uma das vozes mais fortes da literatura lésbica contemporânea, que também assina a discotecagem da festa de abertura. O evento ocorre presencialmente na Biblioteca Mário de Andrade, reunindo escritores e escritoras para compartilhar experiências de criação. ✨
Artes Visuais
As artes visuais ganham destaque nesta edição, com a exposição Kwir Nou Exist, sobre a comunidade trans reunionense, o encontro entre os coletivos Depois do Fim da Arte e Realidades na Galeria Vermelho, e a mostra da Vórtice Cultural no Museu da Diversidade Sexual. ️
️ Mix XR
Premiado pela WSA Brasil 2025, o Mix.XR se consolida como a principal mostra de experiências imersivas e tecnológicas sobre diversidade. A programação inclui cinco experiências em realidade virtual (VR), dois espetáculos imersivos e uma projeção em domo com o projeto Kancícà, que mistura tecnologia, espiritualidade e cultura afro-brasileira.
As experiências internacionais incluem “Another Place” (França), “Blackstar Sanctuary” e “Unfolding” (EUA), “Dilemma” (Brasil) e “Downfall of the Virtual Human” (Coreia do Sul).
O evento é realizado pela Associação Cultural Mix Brasil e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Itaú, Spcine e Prefeitura de São Paulo, apoio cultural do SescSP e Embaixada da França, e parceria com Talent, Bumblebeat e Surreal.
Serviço
33° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
️ De 12 a 23 de novembro de 2025
Valores: Gratuito (no Reserva Cultural, Cinemark e Show do Gongo, R$20)
mixbrasil.org.br
Programação online: Sesc Digital, Spcine Play e IC Play
Instagram: @festivalmixbrasil
Facebook: Festival MixBrasil
Threads: festivalmixbrasil
TikTok: @mixbrasil










