No dia 18 de novembro, no Espaço Unimed (SP), o Troféu Raça Negra celebra seus 25 anos em uma edição histórica que promete emocionar ✨. O evento, que integra a 8ª Virada da Consciência promovida pela Universidade Zumbi dos Palmares entre 15 e 20 de novembro de 2025 na capital paulista, marca uma cerimônia especial de Bodas de Prata dedicada a homenagear os 81 anos de vida e 51 de carreira da lendária cantora, sambista, atriz, ativista, deputada estadual, pioneira e compositora Leci Brandão .
Idealizador do Troféu Raça Negra, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, destaca que o evento, criado em 2000, nasceu como um marco de resistência, valorização, empoderamento e celebração das personalidades negras que ajudam a construir uma sociedade mais justa e plural ✊. “O Troféu abre caminhos ao conectar profissionais de diversos segmentos, do empresarial ao artístico, que com pioneirismo e foco no bem comum ampliam o olhar, a atitude e a percepção da sociedade. Nesses 25 anos, ele é uma ferramenta que ajuda a moldar a nova fisionomia do nosso país”, reforça.
A icônica estatueta será entregue a personalidades negras de destaque do Brasil ✨. Para esta edição especial, as peças vêm na cor prata, representando as Bodas de Prata, enquanto Leci Brandão, a grande homenageada da noite, receberá uma estatueta dourada digna de seu legado . A Diretora Artística Eliane Dias ressalta a importância do Troféu Raça Negra 2025, afirmando que o evento precisa integrar oficialmente o calendário da cidade de São Paulo. “É uma honra participar dessa história e homenagear Leci Brandão, uma gigante que dedicou toda a sua vida ao povo”, celebra.
Comandando a trilha sonora da cerimônia, o Diretor Musical e maestro do Troféu, Walmir Borges, explica que a programação musical foi pensada para refletir a obra multifacetada de Leci Brandão . A noite contará com performances de grandes vozes da música brasileira, como Mano Brown, Seu Jorge, Luedji Luna, Adriana Moreira, Dodô, Walmir Borges, Keilla Regina, Drik Barbosa, Márcio Art, Pinha Presidente e Rappin Hood .
“A história de Leci será contada por artistas de diferentes gêneros musicais, mostrando que uma artista como ela não cabe em prateleiras. As interpretações estão lindas, vão surpreender e emocionar. A ‘Tia Leci’ carrega a memória, a força e o afeto de todas as nossas mulheres pretas, mães, tias e avós. Ela é pura luz”, afirma Walmir Borges .
As personalidades que receberão o Troféu Raça Negra 2025 são: a secretária Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, Regina Célia Silveira, o presidente da UESP, Alexandre Magno, Nené, o Diretor de Bateria da Vai-Vai, Antonio Carlos Tadeu, Mestre Tadeu, o Comandante da Guarda Civil Metropolitana de SP, Jairo Chabaribery Filho, a presidente da Rádio e TV Cultura SP, Maria Angela De Jesus, a professora e assessora especial do Ministério do Empreendedorismo, Meire Barbosa, a Secretária Nacional de Educação, Alfabetização e Diversidade do MEC, Zara Figueiredo, o professor e jurista Adilson José Moreira, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luis Guilherme Costa Wagner, o desembargador Derli Barreto E Silva Filho, o diretor Artístico do Balé Folclórico da Bahia, Jose Carlos Arandiba, Zebrinha, o cantor Douglas Fernando Monteiro, o Dodô do Grupo Pixote, a diretora de Marketing da Globo, Samantha Almeida, a vice-presidente do Ifood, Luana Ozemela, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, o presidente do Ifood, Diego Barreto, e o presidente da Volkswagen, Ciro Possobom ✨.



