Jake Dennis domina o E-Prix de São Paulo 2025

Beto Issa/LAT Image/Fórmula E/Divulgação Jake Dennis, da Andretti FE, ergue troféu no pódio de São Paulo

Jake Dennis, da Andretti FE, largou na pole position e dominou o E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025, em uma prova de 30 voltas que foi tudo, menos tranquila do início ao fim 😅💥.

A etapa abriu a Temporada da Fórmula E pela segunda vez consecutiva em São Paulo, sendo também a quarta corrida realizada em solo brasileiro. O Sambódromo do Anhembi recebeu nada menos que 23 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes, um novo recorde absoluto de público na capital paulista 🎟️🔥🇧🇷.

O campeão mundial da Temporada 9 garantiu a Julius Baer Pole Position, após punição para Pascal Wehrlein, da Porsche, e largou firme, mantendo a liderança. O britânico administrou bem o pelotão com uma estratégia de paciência, com poucas trocas ao longo da prova, até superar o Citroën de Nick Cassidy, que havia engatado uma arrancada impressionante no fim da corrida, executando a manobra decisiva na volta 27 🚀🍀.

Um acidente fortíssimo envolvendo o estreante Pepe Marti, da CUPRA KIRO, que literalmente voou por cima do Jaguar de António Félix da Costa, deixou o público em choque 😳💥. Felizmente, Marti aterrissou com segurança, mas o incidente gerou bandeira vermelha no fim da prova e criou um sprint final de uma volta até a linha de chegada. Dennis segurou bem a pressão do atual campeão Oliver Rowland, da Nissan, que havia largado em 13º, e também de Cassidy, garantindo a vitória 💪🏆.

Essa foi a primeira vitória de Dennis desde Diriyah, em 2024, e ele se tornou o primeiro piloto a vencer largando da primeira fila no Sambódromo do Anhembi 🏁✨.

🇧🇷 Drugovich cai do 5º para o 12º após punição 😔⚠️

Wehrlein, que chegou a liderar a corrida e viveu um déjà-vu do incidente da temporada passada, terminou em quarto. O brasileiro Felipe Drugovich, em sua estreia completa pela Andretti, cruzou a linha em quinto, garantindo um ótimo resultado para a equipe americana, que teria dois carros entre os seis primeiros, ambos administrando bem o uso tardio do MODO DE ATAQUE ⚡📈.

Mas a alegria durou pouco. Uma penalidade pós-corrida por ultrapassagem sob bandeira amarela, com Drugovich passando Cassidy, derrubou o brasileiro para o 12º lugar após cinco segundos serem adicionados ao seu tempo final 😬⏱️.

A punição abriu espaço para os primeiros pontos do piloto da Lola Yamaha ABT, Zane Maloney, que terminou em 10º 🎯👏.

O outro brasileiro, Lucas di Grassi, também da Lola, sofreu com um toque na parte final da prova, desempenho comprometido e P18 na bandeirada 🇧🇷🫠.

⚡ Como foi o E-Prix Google Cloud de São Paulo 2025, volta a volta

Simon Galloway/LAT Image/Fórmula E/Divulgação
Jake Dennis, da Andretti FE, vencedor em São Paulo

Dennis largou muito bem e manteve a liderança, enquanto os dois Mahindras escaparam na primeira chicane e Dan Ticktum se complicou, despencando para o fim do grid já nas primeiras curvas 😵‍💫🚗.

Com isso, a ordem inicial ficou com Dennis na ponta, seguido por Wehrlein, Mortara (que se recuperou rápido do incidente), Nato, da Costa e de Vries, completando o top 6. A Mahindra poderia ter se complicado ainda mais, e foi justamente de Vries quem errou a freada na Curva 1, acertando o CUPRA KIRO de Ticktum, causando um furo de pneu e aniquilando a corrida do britânico logo de cara 💥🛞.

Na volta 3, Wehrlein assumiu a liderança, enquanto Dennis, tranquilo e estratégico, caiu para quarto. Mortara, porém, levou cinco segundos de punição pelo incidente inicial. Mesmo assim, o suíço chegou a liderar na volta 4, mas sua corrida já estava comprometida 🟨⏱️.

Vergne e di Grassi foram os primeiros a acionar os 50 kW do MODO DE ATAQUE com tração integral. A liderança mudou de mãos novamente na volta 6, entre da Costa e Wehrlein, ex-companheiros de Porsche se reencontrando na pista 🔄⚡. Da Costa retomou a ponta após o fim do seu impulso de quatro minutos.

Rowland entrou no ATTACK entre os top 10 e foi duelando com Vergne até assumir a liderança na volta 9.

Na volta 11, vários líderes — da Costa, Evans, Nato, Mortara, Buemi e Barnard — ativaram seus modos, embaralhando ainda mais a prova 🎲🔥.

No fim desse trecho, Wehrlein retomou a liderança, seguido por Dennis, Mortara, Nato, da Costa, Rowland, Buemi, Mueller e Evans. A segunda metade do grid ainda não havia usado o MODO DE ATAQUE, criando duas corridas em uma.

Na volta 17, Rowland e Nato se tocaram. O francês se deu pior, furou o pneu e abandonou, enquanto Rowland caiu para oitavo, mas conseguiu continuar. Guenther aproveitou e passou os dois 🔧😮.

Na volta 19, Dennis reassumiu a liderança, com Wehrlein em segundo e Cassidy surgindo forte em terceiro. O novato da Citroën usou o MODO DE ATAQUE para ultrapassar seis carros na reta principal e entrar na briga. Logo depois, ele passou Wehrlein e começou a pressionar Dennis ⚔️🟦.

A segunda rodada de ativações começou na volta 22, e Rowland tomou a liderança novamente, seguido por Dennis, Cassidy, Wehrlein, da Costa, Mueller, Eriksson, Drugovich, Mortara e di Grassi.

Na volta seguinte, um toque entre Mortara e di Grassi deixou o Mahindra parado e gerou a entrada do Safety Car 🚨🚗. Os dois abandonaram.

Na volta 27, a bandeira verde voltou. Rowland liderava, seguido por Cassidy e Dennis. Com energia sobrando e o MODO DE ATAQUE ativado, os carros da Andretti estavam no modo caça 💥🔋.

Dennis fez a ultrapassagem dupla decisiva no setor final da volta 27, pulando para a liderança. Drugovich subiu para sexto.

Logo depois, a colisão impressionante de Pepe Marti gerou bandeira vermelha. O CUPRA KIRO passou por cima do Jaguar de da Costa, enquanto instantes antes o Jaguar de Mitch Evans já havia batido no muro, provocando bandeira amarela total. Todos os pilotos envolvidos estavam bem 🙏💛.

Com a pista limpa, restou apenas uma volta. Dennis segurou o ritmo, venceu com autoridade e garantiu Rowland em segundo e Cassidy em terceiro, marcando o primeiro pódio da Citroën 🏆🥈🥉.

Dennis lidera agora o campeonato de pilotos, Andretti lidera entre as equipes e a Porsche comanda o mundial de construtores. O próximo destino é o México, dia 10 de janeiro 🇲🇽⚡.

🆕 Novidades da Temporada 12 🌍⚡

O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E retorna à vibrante Sanya, na China, pela primeira vez desde a Temporada 5, agora acompanhando Xangai no calendário 2025/26. Será a maior temporada da história, com 17 corridas em 11 cidades diferentes 🗺️🚗.

A China terá duas provas, reforçando a importância histórica e estratégica do país para a Fórmula E. O circuito de rua de Sanya promete um visual tropical incrível e um desafio único para as equipes 🌴🌊⚡.

No lado esportivo, a categoria trouxe mudanças no formato de classificação e no MODO DE ATAQUE. As Fases de Grupo agora têm 10 minutos, com Duelos revisados, deixando tudo mais rápido, dinâmico e envolvente para o público. O formato completo cabe certinho em uma hora, mantendo a emoção lá em cima ⏱️🔥.

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