A temporada 2026 das corridas de resistência já tem data para começar e promete muita emoção 🏁🔥. A abertura será com as tradicionais 24 Horas de Daytona, no dia 25 de janeiro, e o grid contará com um Mustang GT3 significativamente aprimorado em relação ao modelo atual. A Ford Racing apresentou evoluções importantes na aerodinâmica, na cinemática, que é o comportamento dinâmico em movimento, e no sistema de frenagem, deixando o carro ainda mais refinado para encarar diferentes tipos de pistas e categorias ao redor do mundo 🌍🏎️.
No Brasil, os fãs também terão a chance de acompanhar de perto o Mustang GT3 acelerando forte nas 6 Horas de Interlagos, em São Paulo, no mês de julho 🇧🇷✨. A etapa acontece logo após Le Mans, na França, e faz parte do calendário do Campeonato Mundial de Endurance, o WEC.
“Aproveitamos o aprendizado de todos os programas do Mustang GT3 nos últimos dois anos no mundo para aprimorar a plataforma em colaboração com nossos parceiros e entregar um carro ainda mais competitivo”, afirma Alex Allmandinger, gerente global de Carros Esportivos da Ford Racing. “Não se trata de uma reformulação total do carro, porque respeitamos o rico legado de mais de 60 anos do Mustang nas pistas”, completa 🏆🐎.
🚀 Aerodinâmica
O foco principal da atualização do pacote aerodinâmico do Mustang GT3 foi aumentar a força descendente e melhorar a eficiência, considerando a enorme variedade de autódromos em que o modelo compete globalmente. Para isso, foram adicionados dive planes mais agressivos, dispositivos aerodinâmicos instalados à frente das rodas para controlar o fluxo de ar, além de revisões no splitter e no difusor traseiro 🔧💨.
Essa revisão buscou, ao mesmo tempo, criar uma plataforma aerodinâmica mais estável e consistente, tornando o Mustang GT3 menos sensível a variações na altura de rodagem nas pistas. Em uma categoria em que as diferenças de desempenho são medidas em décimos de segundo, esse tipo de detalhe pode ser decisivo ⏱️⚡.
“Este pacote vem sendo desenvolvido desde 2023, com incontáveis horas em túnel de vento e testes em pistas de todo o mundo, do Circuito de Portimão e Laguna Seca até Watkins Glen International. Por isso, é com muito orgulho que faremos a estreia competitiva desse Mustang GT3 em Daytona”, destaca Allmandinger.
🛠️ Cinemática e frenagem
Junto com o novo pacote aerodinâmico, o Mustang GT3 também recebeu atualizações importantes na cinemática, tanto na dianteira quanto na traseira. A experiência acumulada em diversos circuitos ao redor do mundo ajudou a equipe a entender ainda melhor como o carro se comporta e o que é necessário para extrair o máximo desempenho dos diferentes compostos de pneus 🛞🏎️.
“Criamos uma plataforma mais estável e ajustamos características como o antimergulho e o ganho de cambagem para que o carro não apenas aproveite melhor o pneu, mas também funcione em perfeita sintonia com o novo pacote aerodinâmico”, explica o gerente da Ford Racing.
A frenagem segue sendo uma área de desenvolvimento contínuo, com a Brembo atuando como parceira e fornecedora estratégica da Ford Racing. Os freios Brembo também equipam o Mustang Dark Horse R e o Mustang GT4, reforçando a confiança na tecnologia 🔴🛑.
“Ao longo dos nossos testes, a Brembo demonstrou de forma consistente a durabilidade e o desempenho que exigimos. Em corridas de resistência, a confiabilidade dos componentes é inegociável, especialmente quando competimos em pistas como Le Mans e Spa e defendemos nossas vitórias em Daytona e Nürburgring”, ressalta Allmandinger.
📈 Evolução
O programa de desenvolvimento do Mustang GT3 foi concluído após testes recentes realizados em Sebring e Daytona. De acordo com Alex Allmandinger, a temporada de estreia em 2024 foi marcada por muito aprendizado, preparando o terreno para os resultados expressivos de 2025, incluindo vitórias em algumas das corridas mais importantes da categoria 🏆🔥.
“Alcançar 14 vitórias globais é resultado direto do trabalho árduo, dedicado e incansável de todos os envolvidos, da Multimatic Motorsports, M-Sport e engenheiros da Ford Racing até as equipes parceiras que competem com o Mustang GT3 ao redor do mundo. Provamos a capacidade do Mustang GT3 e esse sucesso nos motiva a levar a plataforma ainda mais longe”, conclui.










