Início Esporte SuperBike Brasil: Eric Granado é hexacampeão do em final histórica

SuperBike Brasil: Eric Granado é hexacampeão do em final histórica

Com Eric Granado, equipe Honda Racing comemora 12° título na categoria principal do SuperBike Brasil. Crédito: J Capreti/Mundo Press

Festa garantida para a equipe Honda Racing de motovelocidade no encerramento da temporada 2025 🏍️🏆. Eric Granado confirmou o hexacampeonato da categoria SuperBike Pro na etapa final do SuperBike Brasil, disputada em Londrina, no Paraná 🇧🇷. Pilotando a potente Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, neste domingo, 21 de dezembro, a conquista também marcou o 12º título da marca japonesa na principal classe da competição 🔥🇯🇵.

A Honda Racing ainda colocou mais dois pilotos entre os cinco mais rápidos do SuperBike Brasil 👏. João Carneiro e Guilherme Brito encerraram o campeonato nas terceira e quarta posições da tabela, respectivamente. Na corrida final, os pilotos prestaram uma homenagem especial aos 50 anos da Honda CG, a motocicleta mais vendida do país 🎉, utilizando macacões, capacetes e grafismos das CBR 1000RR-R Fireblade SP inspirados nesse marco histórico.

Granado começou o domingo com um grande susto 😰, ao sofrer uma queda no treino de aquecimento. Felizmente, sem consequências físicas, mas que exigiu um verdadeiro mutirão da equipe para recuperar a motocicleta a tempo da prova. Após uma largada bastante movimentada, com disputa intensa pela liderança nas primeiras curvas, o piloto assumiu de vez a ponta e não largou mais até o fim das 17 voltas 💪🔥. Depois da bandeirada, a comemoração começou ainda na pista 🏁🥳. De quebra, Granado também faturou o título do SuperBike Series, competição paralela disputada a partir da terceira etapa da temporada.

“Foi um dia de muita tensão, mas no final deu tudo certo 😮‍💨. Só posso agradecer à minha equipe, cometi um erro pela manhã no warm up, sofri uma queda, a moto ficou bastante danificada, mas eles conseguiram reconstruí-la. Fizemos os últimos ajustes já no grid, a moto estava perfeita. Fiz uma boa largada, sabia que o início seria muito difícil, os dois irmãos Kawakami tentariam me passar o quanto antes e assim foi. Tentei me defender da melhor forma e assumi a liderança. Sabia que tinha um ritmo um pouco melhor e, se conseguisse abrir uma vantagem, poderia pilotar mais solto”, resumiu o campeão 🏆.

O hexacampeão também destacou a superação ao longo do ano, já que a coincidência de datas com uma etapa do Mundial de MotoE e uma lesão o deixaram fora do início do campeonato 💥. “Foi um ano muito difícil para mim, não participei das duas primeiras etapas, mas venci, conquistei todas as poles, com alguns novos recordes. Agora vou descansar, porque a temporada foi longa. Valeu demais 🙌.”

Com chances matemáticas de título, João Carneiro fez uma corrida consistente, sempre no pelotão que brigava pelo segundo lugar. Ele cruzou a linha de chegada em quarto, garantindo mais um pódio na temporada 🏅. “Foi um fim de semana bom, estou contente, queria ter ficado com o vice-campeonato, mas são coisas de corrida. Vou treinar mais para o ano que vem, voltar ainda mais forte. Sei que ritmo de corrida eu tenho, vamos evoluindo pouco a pouco. Agradeço toda a equipe Honda Racing, que fez um trabalho excepcional, e parabenizo o Eric pelo campeonato, andou demais esse ano”, comentou.

Guilherme Brito também largou sonhando com o título e manteve uma pilotagem agressiva entre os ponteiros ⚡. Uma escapada de pista, no momento em que buscava uma ultrapassagem, fez com que perdesse posições e completasse a corrida em sexto, fechando uma temporada marcada por vitórias. “Mantive o ritmo no meio do pelotão, precisava de um bom resultado para garantir ao menos o vice e acabei parando na sujeira, saí do traçado e sofri uma queda em baixa velocidade, mas consegui retornar. Estou feliz por mais um título do time, trabalhamos bastante o ano todo, tive muitos acertos e alguns erros. Ganhei bagagem para fazer uma próxima temporada melhor”, destacou. A equipe Honda Racing de motovelocidade conta com o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, Axalta, DID, NGK, Ogio, Macna e Pirelli 🤝.

🏁 Copa Pro Honda CBR 650R

A definição também veio na categoria monomarca Copa Pro Honda CBR 650R, que dividiu o grid com as motos da Supersport 600cc. Na classe Pro, Renan Fui confirmou o título com sua sexta vitória na temporada 🏆, cruzando à frente de Enzo Dematte e Pedro Balla. Na Light, Thiago Reis venceu a prova, enquanto Marcos Donas já havia garantido o título de forma antecipada.

📍 SuperBike Brasil 2025

Local, Autódromo Internacional Ayrton Senna, Londrina, Paraná

📊 Classificação final, cinco primeiros

SuperBike Brasil, SuperBike Pro
1, #51, Eric Granado, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, 130 pontos
2, #87, Ton Kawakami, 100 pontos
3, #14, João Carneiro, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, 98 pontos
4, #44, Guilherme Brito, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, 97 pontos
5, #880, Gustavo Manso, 81 pontos

SuperBike Series, SuperBike Pro
1, #51, Eric Granado, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, 130 pontos
2, #87, Meikon Kawakami, 117 pontos
3, #87, Ton Kawakami, 100 pontos
4, #14, João Carneiro, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, 98 pontos
5, #44, Guilherme Brito, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP, 97 pontos

🏆 Resultados extraoficiais, etapa final

SuperBike, categoria SuperBike Pro
1, #51, Eric Granado, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
2, #83, Meikon Kawakami
3, #880, Gustavo Manso
4, #14, João Carneiro, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP
6, #44, Guilherme Brito, Honda CBR 1000RR-R Fireblade SP

Copa Pro Honda CBR 650R, subcategoria Pro
1, #62, Renan Fui
2, #222, Enzo Dematte
3, #10, Pedro Balla

Copa Pro Honda CBR 650R, subcategoria Light
1, #95, Thiago Reis
2, #2, Walisson Carvalho 🏁🔥

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui