Homem não pode deixar o cabelo crescer? Mulher não pode raspar? Esse tipo de julgamento tem perdido força ao longo dos anos. Cada vez mais as pessoas têm se afastado dos termos binários de gênero. Pensando nisso, o Tudo pra Cabelo – hub de conteúdo da Unilever – resolveu contar histórias de três salões sem gênero.
Clientes têm recorrido à salões sem gênero, principalmente, para evitar constrangimentos ou apontamentos, pois nesses locais não é preciso definir cabelo “feminino e masculino”. Pode-se escolher o que quiser! Além disso, nos demais estabelecimentos, há sempre aquela diferença de preço em corte de homem ou mulher; o que não ocorre nos que são sem definição de gênero, pois é cobrado por tamanho ou por horas trabalhadas.
Os espaços são seguros e confortáveis para não-binários e transgêneros, além de haver uma forma especial de comunicação com os clientes, conforme relato de um dos proprietários “Começo meu atendimento me apresentando: falando meu nome e meus pronomes, por exemplo. Isso já faz todes ficarem mais à vontade, inclusive pessoas cis. O intuito é me comunicar durante todo o atendimento da forma mais confortável para todes. Um ambiente inclusivo, com uma cartela de preço sem masculino, feminino e unissex”, conta Helvio Tavares, dono do Sparks Cuts, em São Paulo.
Para que não haja qualquer desconforto na hora da escolha do corte, a Paula Garde, dona do salão que leva o seu próprio nome, em Campo Grande, traz o seguinte relato “O espaço é um lugar sem julgamentos, seguro para cada um ser quem realmente é, com suas individualidades e desejos”.
A busca pelo reconhecimento de espaços para ocupação de LGBTQIA+ têm estado cada vez mais forte e a lição que queremos trazer é a de que há uma enorme importância em termos locais sem gênero, como o Peluqueria Furiosa, de Brune Mantese, em São Paulo, que buscam acolher, discutir temas, levar o diálogo para uma maior conscientização e continuar com a luta de cada dia.
É muito importante que as pessoas possam conhecer, descobrir e estar em espaços onde se sintam bem e livres.
Somos contra todo e qualquer tipo de preconceito!