Com o intuito de alertar sobre a crise de saúde mental decorrente do uso das redes sociais e da exposição a conteúdos tóxicos de beleza enfrentados por meninas e jovens mulheres, Dove lança uma nova campanha baseada em dados de uma pesquisa recente conduzida pelo Projeto Dove Pela Autoestima. A pesquisa revela a extensão dos danos à saúde mental causados por esses fatores.
Os resultados da pesquisa revelam que, entre jovens de 10 a 17 anos, 97 em cada 100 foram expostos a conteúdos tóxicos de beleza nas mídias sociais, e 74% a conteúdos que incentivam a perda de peso ou transformação corporal. Além disso, 65% dos pais sentem que as plataformas de mídia social não protegem os jovens de danos à sua saúde mental. Profissionais especializados em saúde mental também expressaram preocupação, com 96% deles temendo um aumento de autoflagelação e suicídio entre os jovens devido à exposição às redes sociais, e 94% preocupados com o aumento de ansiedade e depressão. Especialistas ainda afirmam que 88% consideram que as redes sociais têm um impacto negativo na saúde mental dos jovens, e 69% acreditam que o conteúdo que mostra corpos perfeitos e irrealistas pode levar a consequências físicas, como distúrbios alimentares e autoflagelação.
Esses dados alarmantes destacam a necessidade de agir e criar um movimento que alerte as pessoas sobre o uso de filtros irreais e conteúdos tóxicos. Dove pretende engajar consumidores, players e autoridades para criar um ambiente mais saudável nas redes sociais. A marca planeja uma série de ações, começando com o lançamento de um filme que ilustra as consequências reais que conteúdos de beleza podem causar na saúde de crianças e adolescentes. Além disso, Dove buscará o compromisso de influenciadores e marcas em produzir conteúdo com mais responsabilidade e promoverá diálogos com o poder público e stakeholders para regulamentar as práticas online e promover um uso mais saudável das novas tecnologias.
A campanha do Dove pela Autoestima é um complemento ao legado iniciado em 2004, visando desenvolver a confiança corporal em jovens através do Projeto Dove Pela Autoestima, que já impactou mais de 94 milhões de crianças em todo o mundo. A marca tem trabalhado para tornar o ambiente digital mais seguro e inclusivo, por meio de campanhas contra a distorção digital, como #DetoxYourFeed, Selfie Reversa e #DeCostasParaFiltros.
Para obter mais informações, visite o canal Dove pela Autoestima, onde a marca oferece informações e suporte para meninas, cuidadores, pais, professores e familiares. Junte-se ao movimento #PelaBelezaSemPadrões.