A última quinta-feira, 10 de abril, foi de fortes emoções no Sesi Vila Leopoldina, em São Paulo! Rolou a Seletiva Nacional de Judô, com 25 atletas entrando no tatame com um só objetivo: garantir a vaga em suas categorias para a Seleção Brasileira!
O Esporte Clube Pinheiros foi representado por seis jovens talentos – com média de 24 anos – que deram o nome na disputa pela vaga rumo ao Campeonato Pan-Americano e Oceania, marcado para os dias 25 a 27 de abril, em Santiago, no Chile.
✨ Bianca Reis (57kg) foi a caçulinha do time, com apenas 20 anos, mas já chegou com bagagem! Ela havia conquistado o quinto lugar no Grand Slam de Tóquio 2024 e enfrentou duas pedreiras na seletiva: Jéssica Lima e Shirley Nascimento.
Nauana Silva (63kg), de 22 anos, também chegou com moral: bronze no Grand Prix de Zagreb 2024 e vice-campeã do Pan-Americano e Oceania no mesmo ano. Na seletiva, reencontrou as feras Rafaela Silva e Ketleyn Quadros, e estava super confiante:
“Estava me sentindo muito bem e confiante, principalmente pelas adversárias que teria pela frente. Éramos praticamente as três melhores do Brasil. Eu era a atual campeã brasileira e essa rivalidade me motivava muito”, comentou.
Fora do tatame, Nauana também fez questão de destacar o respeito pelas adversárias:
“Rafaela Silva e Ketleyn Quadros foram minhas inspirações quando eu era mais nova. Sempre quis muito lutar com elas. As duas me motivam muito a ser melhor dentro e fora do tatame. Tinha boas expectativas para essa seletiva”, contou a atleta, que já havia enfrentado Ketleyn algumas vezes e encarou Rafaela pela segunda vez.
Beatriz Freitas (22 anos) também entrou em ação, depois de conquistar o 5º lugar no Pan-Americano Rio Open 2025. Na disputa, enfrentou Dandara Camilo e Eliza Ramos.
No masculino, o peso pesado também representou bem o clube Azul e Preto:

Giovani “Pezão” Ferreira (90kg), com 26 anos, chegou embalado com o bronze no Pan do Rio e o terceiro lugar no Grand Slam de Abu Dhabi 2024. Seus adversários foram Guilherme Morais e Marcelo Fronckowiak.
Já Lucas Lima (+100kg), de 25 anos, trouxe o bronze do Rio Open 2025 e enfrentou dois oponentes de peso: João Cesarino e seu companheiro de clube, Rafael Buzacarini (33 anos), que foi vice-campeão do mesmo torneio. Que duelo interno!
Os vencedores de cada categoria garantiram a vaga no Time Brasil e seguem agora rumo a Santiago, onde vão disputar até 800 pontos no Ranking Mundial. Foi dia de muita garra, talento e sonho realizado no tatame!