Além de filmes longos e curtas, a 49ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo traz um recorte especial para os fãs de séries e minisséries! O programa Mostra em Série reúne quatro títulos imperdíveis que estreiam mundialmente no festival: o gringo Mr. Scorsese, de Rebecca Miller, e os nacionais Choque de Cultura – A Série, de Fernando Fraiha, Lona Preta, de Francisco Garcia e Renato Ciasca, e Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados, de Miguel de Almeida.
Mr. Scorsese, distribuída pela Apple TV+, investigou como as experiências marcantes da vida de Martin Scorsese moldaram a visão artística da diretora. A série documental, que foi exibida em 16 de outubro, às 15h no CineSesc, trouxe um retrato cinematográfico de um homem através de sua obra, explorando as múltiplas facetas do icônico diretor que revolucionou a linguagem do cinema.
Com acesso exclusivo aos arquivos privados de Scorsese, o programa incluiu conversas com o próprio diretor e entrevistas inéditas com amigos, familiares e colaboradores criativos como Robert De Niro, Daniel Day-Lewis, Leonardo DiCaprio, Mick Jagger, Robbie Robertson, Thelma Schoonmaker, Steven Spielberg, Sharon Stone, Jodie Foster, Paul Schrader, Margot Robbie, Cate Blanchett, Jacy Cocks e Rodrigo Prieto.
Rebecca Miller também esteve em São Paulo para celebrar os 30 anos de sua estreia na direção com a apresentação de Angela: Nas Asas da Imaginação (1995).
Inspirada no programa homônimo do YouTube, Choque de Cultura – A Série estreia em 24 de outubro, sexta-feira, às 21h, na Sala Petrobras. A produção mostra a reunião dos maiores nomes do transporte alternativo do país, anos depois de terem se separado. Agora, Rogerinho virou vidente de programa de auditório, Renan ficou milionário após um divórcio, Julinho está jurado de morte por um agiota e Maurílio finalmente concluiu o roteiro do seu primeiro filme. A série também integra o V Encontro de Ideias Audiovisuais, sendo tema de uma mesa em 23 de outubro, quinta-feira.
Lona Preta, baseada na obra de José Wagner Garcia, mostra camponeses da cidade de Lágrimas que ocupam a lavoura de uma rica família produtora de laranja após a colheita, reivindicando direitos ligados a um passado de injustiça e grilagem. A trama será exibida em 25 de outubro, sábado, às 19h, no Circuito Spcine – CCSP Paulo Emílio, com pragas ameaçando a plantação, animais adoecendo, chuva intensa chegando e o padre pregando novos tempos. A família protagonista, vítima de egoísmo e covardia, é consumida por neuroses, até que um abalo sísmico muda tudo!
Já Primavera nos Dentes – A História do Secos & Molhados, exibida em 29 de outubro, quarta-feira, às 19h10 na Cinemateca Brasileira (sala Grande Otelo), mergulha na trajetória de um dos grupos mais revolucionários da música brasileira. Formada pelo ator Ney Matogrosso, pelo estudante de arquitetura Gerson Conrad e pelo jornalista português João Ricardo, a banda surgiu no período mais sombrio da ditadura militar, causando uma verdadeira sedição cultural e comportamental.
A série contextualiza o momento histórico e cultural, destacando a importância do teatro de vanguarda paulista e carioca para a música popular moderna. Além de imagens de arquivo, trechos de apresentações, cenas de O Rei da Vela e filmes de Rogério Sganzerla, o documentário promove o emocionante reencontro de parte dos integrantes 50 anos após o fim da banda.
Patrocínio e apoio da 49ª Mostra
A Mostra conta com patrocínio master da PETROBRAS, patrocínio do ITAÚ e da SPCINE, parceria do SESC, colaboração da ANCINE, EMBRATUR, NETFLIX e INSTITUTO GUIMARÃES ROSA e BRITISH COUNCIL, apoio do PROJETO PARADISO, promoção da GLOBOFILMES, CANAL BRASIL, FOLHA DE S.PAULO, TV CULTURA, ARTE 1, RÁDIO BAND NEWS e REVISTA PIAUÍ, apoio técnico da QUANTA, CULTURA ARTÍSTICA e CINEMATECA BRASILEIRA, transporte oficial do METRÔ e da SECRETARIA DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS. Realização: MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL, via LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA.