Golden Globes anuncia chegada histórica ao Brasil

Lucas Padilha, Secretário de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Uri Singer, Rafael Cavaliere, Vice-Prefeito do Rio de Janeiro, e Leonardo Edde, Presidente da RioFilme - foto Marco Antonio Lima

Uma das premiações mais prestigiadas do cinema e da televisão mundial, o Golden Globes anunciou oficialmente sua chegada ao Brasil com a realização do Golden Globes Tribute Awards, marcado para o dia 18 de março de 2026, no icônico Copacabana Palace, no Rio de Janeiro ✨🎬. O evento inaugurou uma nova fase da presença internacional da premiação e aconteceu por meio da parceria entre o Golden Globes, a Urland Ventures e a Prefeitura do Rio de Janeiro. O anúncio foi feito no dia 17, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM Rio, com a presença do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, além de representantes da premiação e das empresas realizadoras 📍🇧🇷.

A cerimônia foi anunciada com o objetivo de homenagear artistas e criadores brasileiros cujas obras conquistaram reconhecimento global 🌎👏. A programação da noite incluiu tapete vermelho, welcome drinks, jantar de gala formal, cerimônia de homenagens e um show de encerramento com um grande nome da música brasileira 🎶✨. A abertura foi conduzida por um renomado mestre de cerimônias brasileiro, reforçando o diálogo entre o prestígio internacional do Golden Globes e a identidade cultural do país anfitrião.

O Golden Globes Tribute Awards foi planejado para receber cerca de 350 convidados, reunindo atores, diretores, produtores, executivos da indústria audiovisual, líderes de grandes marcas investidoras do cinema, além de artistas e personalidades culturais de destaque no cenário nacional e internacional 🎥⭐.

Durante o anúncio, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere destacou a importância do evento para a cidade. “A marca Golden Globes, mundialmente conhecida, se uniu à também globalmente reconhecida marca do Rio de Janeiro. Mais uma vez, a partir de um evento internacional e de uma indústria tão importante como a do audiovisual, o Rio foi protagonista. Isso foi reflexo do sucesso das políticas públicas implementadas nos últimos anos em prol do audiovisual carioca, que trouxeram diretores, artistas e executivos ao Rio para produzir grandes sucessos. Como foi o caso de Ainda Estou Aqui, símbolo de uma indústria fenomenal, que representou milhares de empregos, PIB, oportunidades e futuro”, afirmou 🎙️🎞️.

Uri Singer, da Urland Ventures LLC, detentora da licença oficial do Golden Globes Tribute Gala Brazil, também ressaltou o impacto internacional da iniciativa. “Um evento do Golden Globes no Rio trouxe grande visibilidade para o Brasil e para a cidade, recebemos muitos representantes internacionais, de artistas à mídia. Se o Tribute Awards fosse o sucesso que esperávamos aqui no Rio, poderíamos não apenas levá-lo a outros países, como também voltar à cidade mais bonita do mundo”, declarou 🌍✨.

Criado em 1944 pela Hollywood Foreign Press Association, o Golden Globes se consolidou ao longo de oito décadas como uma referência global de excelência artística, reconhecendo grandes talentos do cinema e da televisão e se tornando um dos principais termômetros da indústria audiovisual internacional 🏆🎬.

O Golden Globes Tribute Awards integrou o movimento de expansão global da premiação e posicionou o Rio de Janeiro como sede estratégica na América Latina. Após uma criteriosa análise de possíveis cidades internacionais, o Golden Globes escolheu o Rio por sua força cultural, patrimônio artístico e papel central no ecossistema criativo da região, reforçando a vocação da cidade como capital cultural e porta de entrada do audiovisual latino-americano 🌆🎥.

Fernanda Torres foi vencedora do Golden Globes em 2025

A chegada do Golden Globes ao Brasil aconteceu em um momento especialmente simbólico para o cinema nacional, que voltou a ocupar o centro das atenções internacionais com produções como Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, e O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho. O cenário positivo foi impulsionado pela vitória histórica de Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz em Filme Drama no ano anterior e ganhou ainda mais força com a indicação de Wagner Moura a Melhor Ator em Filme Drama 🎭🌟.

No Brasil, o evento foi organizado por meio de uma sociedade entre Raoni Carneiro e João Paulo Affonseca com Uri Singer e Orlando John, da Urland Ventures LLC, detentora da licença oficial do Golden Globes Tribute Gala Brazil, com produção da Musicalize. Juntos, os parceiros reforçaram o Rio de Janeiro como cenário natural para sediar esse evento histórico, que passou a integrar o calendário anual do Golden Globes 📆✨. A Ello Agency, fundada e liderada por Paula Bezerra de Mello, atuou como a agência responsável pela estratégia, coordenação e execução das relações públicas do evento 📢🤝.

Com a realização do Golden Globes Tribute Awards, o Brasil passou a integrar oficialmente o circuito internacional da premiação, ampliando o diálogo entre o audiovisual brasileiro e os principais centros globais da indústria, ao mesmo tempo em que projetou o Rio de Janeiro como um dos polos estratégicos dessa nova fase do Golden Globes 🇧🇷🌎🎬.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui