Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos fazem muito bem à saúde, além de deixar a gente com aquele corpinho sensacional, né? Mas e quando a gente fica empurrando com a barriga, só fazendo promessas e morre de preguiça de começar?
Confesso que ainda sou aquela pessoa que ama ficar deitada no sofá assistindo Netflix. Mas vou te dizer que depois que eu coloquei a musculação na minha rotina, minha saúde mudou completamente! E não precisa ser rato de academia não, pode começar uma vez por semana, depois vai aumentando, de acordo com a sua disponibilidade.
Listei 5 dicas para te ajudar a começar a treinar aos poucos e te dar motivação para continuar e ficar com a saúde em dia e com o corpo dos sonhos!
1 – O lugar: Primeiro de tudo, escolha um lugar aonde você se sinta a vontade e que você goste de estar. Ninguém merece estar em um ambiente aonde a gente não se sente confortável. Pesquise bastante, peça ajuda para os amigos fitness ou procure alguém para começar junto com você. É bem legal treinar em dupla, com a amiga ou o namorado, porque um dá força para o outro e as chances de vocês desistirem, é menor.
2 – Tenha uma meta: Seja emagrecer, ganhar massa muscular ou simplesmente manter a forma, tenha sempre uma meta. Faça planos. Isso te dará mais motivação e quanto mais perto do seu objetivo, mais “gás” você vai ter na hora do treino. E seja realista, não adianta criar metas difíceis de cumprir. Isso vai fazer você se sentir frustrada e as chances de parar são bem maiores. Se organize para que você consiga se adequar na sua nova rotina, para que os exercícios não te atrapalhem.
3 – Pesquise um personal: Quando a gente fala em personal trainer, a gente pensa nos rios de dinheiro que vamos gastar. Claro que não é algo barato, mas tem muitos profissionais no mercado com preços bem acessíveis. Se você nunca treinou antes, ele vai ser fundamental na sua rotina. Ele vai te ajudar tanto na parte de exercícios, quanto na parte de alimentação. E não adianta pegar aquela dieta da amiga ou copiar os exercícios que outra pessoa estiver fazendo. Cada corpo reage de um jeito e somente um profissional será capaz de decidir o que vai ser melhor para você. Fazendo tudo por conta própria, muitas vezes, acaba prejudicando o seu corpo ao invés de ajudar.
4 – Tenha paciência e não se compare com outras pessoas: Os resultados certamente não vão aparecer da noite para o dia. Não se compare com aquelas musas fitness que a gente vê no Instagram. Além de muitas edições nas fotos, com certeza aquela é a realidade delas e não a sua. Ficar se comparando com outra pessoa deixa a gente triste e frustrado. Pense apenas em você e saiba que os resultados virão. Entenda que com o tempo, você vai ficar mais experiente e potencializar seus ganhos. Uma hora você chega lá!
5 – As roupas: Coloque roupas leves e um tênis confortável. Roupas com o sistema “dry-fit” são perfeitas para quem tem suor excessivo. Normalmente esses produtos são um pouco mais caros, mas vale a pena o investimento. Para nós mulheres, é mais difícil ficar 100% confortável, porque os homens de academia adoram dar um “confere” na gente. É um absurdo, mas infelizmente essa é a nossa realidade. Uma saída bacana, é amarrar uma blusinha leve na cintura, assim não marca muito o seu corpo e a gente fica bem mais a vontade.