Para quem pensa que música clássica é algo inacessível, que só quem é mais culto ou tem mais grana pode ouvir, está bem enganado. O número de jovens que ouve esse tipo de som cresceu bastante durante a pandemia.
O estudo musical “Classical Revival” da Deezer, em parceria com a BPI e a Royal Philharmonic Orchestra (RPO) mostrou que o público entre 18 e 25 anos agora corresponde a um terço (34%) dos ouvintes de música clássica no mundo todo.
Além, disso a plataforma ainda convidou pianistas consagrados para comemorar os 250 anos do icônico Beethoven, considerado até hoje um músico visionário, rebelde e autor de obras atemporais. Dentre os pianistas, os principais são: Chilly Gonzales, Sofiane Pamart e Chloe Flower.
Sofiane é uma das principais artistas da música clássica e gravou uma performance lendária da “Piano Sonata No 14 – “Moonlight” de Beethoven. Ela ficou bem conhecida por quebrar os padrões piano elitista e criou uma nova melodia que ainda usa harmonias e acordes de Beethoven.
Chloe Flower é formada em uma das principais faculdades de música, dança e dramaturgia, a Juilliard School. Já tocou no GRAMMY 2019 com Cardi B, sem contar que já colaborou com grandes nomes, como Celine Dion e Timbaland. Para performar o “Piano Concerto No 5: “Emperor” – Adagio”, ela adicionou um toque “Chopin” na música, trazendo mais romantismo.
Chilly Gonzales opina sobre “Piano Sonata No. 15 – “Pastorale”: II. Andante”: “Quando ouvi esta Sonata de Beethoven pela primeira vez, achei que soava muito moderno – a mão esquerda é como uma sequência. Você quase poderia imaginá-la em uma música techno mais lenta, como uma linha de baixo sintetizador dos anos 80. Quando me sentei para tocar, percebi que a linha do baixo estava me atrapalhando. Acabei tirando aquele elemento pop moderno e me concentrando na melodia. Achei que seria mais um desafio, essencialmente, tirar o ritmo que é tão famoso nesse movimento e ver o que posso fazer com a melodia como se fosse uma balada de jazz”.
“Beethoven Recomposed” tem 12 faixas originais de Beethoven, junto com 12 novas faixas de piano, cada uma com um toque a mais de cada artista convidado. São elas:
Sofiane Pamart – “Piano Sonata No 14 – “Moonlight”
Chloe Flower – “Piano Concerto No 5: “Emperor” – Adagio”
Chilly Gonzales – “Piano Sonata No. 15 – “Pastorale”: II. Andante”
Roger Eno – “Für Elise”
Belle Chen – “Piano Concerto No.4 in G Major, Op. 58: I. Allegro moderato”
Florian Christl – “Beethoven’s String Quartet No. 13, Op. 130 – II. Presto.”
Balmorhea – “Sonata Pathétique No. 8, op. 13 – Adagio Cantabile”
Lise de la Salle – “Piano Concerto No 3 – “Largo (2nd Movement)”
Shida Shahabi – “Piano Sonata No 26 “Les Adieux”: Andante”
RIOPY – “Symphony No 7: Allegretto”
Julia Gjertsen – “Sonata No.20 in G Major, Op.49 No.2”
Carlos Cipa – “Piano Sonata No 30 op 109: Vivace”