Marcelo Ricardo, poeta baiano, lança livro sobre relacionamento afetivo entre homens pretos. Confira!

Marcelo Ricardo acaba de lançar um projeto multimídia que inclui filme, música e literatura, que busca abordar o aspecto da sexualidade entre homens pretos e ampliar o significado por um princípio da vivência comunitária e ancestralidade africana em seus versos.

Sendo assim, o livro de poemas “Aos Meus Homens” será divulgado junto ao filme e trilha sonora ‘Adé’ (palavra em iorubá, usada no candomblé para denominar uma figura masculina que escolhe viver com o seu igual).

“Observo um olhar redutivo sobre as experiências de dissidentes de gênero e sexuais como apenas um recorte à sexualidade, como se fossemos um ser deslocado da comunidade. Não é o que vejo e neste trabalho reflito Adé como participante e guardião do axé”. 

“Aos Meus Homens” conta com 100 poemas e chega, em versão impressa, através da Editora Malê. “Adé”, narrativa visual embalada por cenas confessionais e performances diante dos textos musicados, estará no canal de YouTube de Marcelo. Depois, a ideia é distribuir todas as faixas desse registro nas plataformas streamings.

“Eu sempre tive receio de falar, pois sentia que minha voz depunha contra tudo que eu tentava esconder. Partir desse dispositivo foi uma viagem por muitas camadas de minha história. Falar de masculinidades por meio da poesia, e do ponto de vista adé, é considerar o masculino para além das violências que lhe são agregadas. Queria falar de memórias, sensações e alternativas, sem perder também de vista de ser uma declaração aos homens negros”. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui