Japan House São Paulo: Confira a programação do projeto #JHSPONLINE de 19 a 30 de abril!

Já conhece o projeto #JHSPONLINE? Ele aborda um conteúdo amplo sobre o Japão nos dias de hoje e proporciona acesso a informações, atividades e curiosidades sobre o país. É um programa perfeito para quem curte esse tipo de conteúdo.

Para a quinzena que se iniciou no dia 19 de abril, os assuntos abordados destacam a minissérie sobre como está o Japão a 100 dias dos Jogos Olímpicos, os mangás e a literatura japonesa, além da continuação dos eventos relacionados ao Shodō e o design de embalagens.

19 de abril: A exposição “DŌ: O caminho de Shoko Kanazawa”

Em cartaz na Japan House São Paulo, traz uma série de mensagens a partir da arte do shodō, desenvolvida pela artista Shoko Kanazawa. A instituição publicou um artigo sobre os significados e possíveis interpretações da expressão Usenfūma, que traduzido para o português significa “a chuva lava, o vento lapida”.

20 de abril: Vídeo: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão.

Com a participação de Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori, que comenta sobre a exposição ‘Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão’, que celebra o design de embalagens premiadas pela Japan Package Design Association.

21 de abril: Artigo: Karate em Tóquio 2020.

Em comemoração aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, a instituição destaca o artigo, “Karate em Tóquio 2020”. O tópico aborda a estreia desse esporte na competição que será disputado entre homens e mulheres, classificados em três categorias de peso. A disputa acontecerá no Nippon Budokan, ginásio conhecido como o lar das artes marciais japonesas e que preserva sua arquitetura imponente, trazendo lembranças das históricas competições de judô e datas importantes que ali ocorreram.

No mesmo dia, às 11h, a minissérie #JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos destaca o vídeo “Entre o antigo e o moderno”, que exibe um tour feito pela Piti Koshimura, produtora de conteúdo e autora do blog Peach no Japão, junto com a guia turística Meg Yamagute, onde passeiam por locais importantes no contexto dos Jogos.

23 de abril: Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa.

Às 17h vai rolar o bate papo “Conhecendo DŌ: O Caminho de Shoko Kanazawa”. A caligrafia japonesa – que representa a prática disciplinar e visa dar vazão às emoções por meio da escrita – ganha ainda mais destaque pelas mãos da artista Shoko Kanazawa, que desde pequena transmite suas mensagens de amor e esperança por meio de suas obras.

24 de abril: Ciclo de Mangá- Japão nos quadrinhos

Às 17h, abordará as histórias dos mangás sob duas perspectivas: do visual e da representação da cultura nipônica. Vai rolar uma discussão sobre o que é possível conhecer sobre o Japão, como: elementos geográficos, históricos ou culturais, traços cotidianos ou tradicionais, além dos costumes e práticas apresentadas nas histórias.

27 de abril: JHSPdrops – Embalagens: Designs Contemporâneos do Japão

O convidado da iniciativa desta vez é Fred Gelli, CEO do tátil design, agência que utiliza o “design como ferramenta de articulação multidisciplinar, capaz de compreender as demandas e desejos das pessoas“. Gelli comenta sobre o design das embalagens premiadas pela Japan Package Design Association.

No mesmo dia, às 16h, o evento “Conversas com o Educativo – Ma no Cinema: Pausas e Intervalos”, discute o termo Ma 間, um elemento cultural muito presente no cotidiano nipônico, que pode referir-se ao espaço vazio ou intervalo de tempo. O encontro apresentará exemplos de trechos de obras do cinema, japonês, assim observando como esse elemento está presente na criação artística, revelando outras maneiras de pensar relacionando o tempo e o espaço no cinema.

28 de abril: JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos / Episódio 3 – Metrópole em expansão

Às 11h a JHSPONLINE Especial Tóquio – a 100 dias dos Jogos, traz o terceiro e último episódio, “Metrópole em expansão”, que destaca a Baía de Tóquio, área que concentra a maior parte das instalações esportivas da atual edição dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que terá a estreia de esportes populares no Brasil, como o skate e surf. O Ariake Urban Sports Park é o lugar onde acontecem os eventos de esportes radicais como Mountain Bike e Skate, que ambos estreiam no programa olímpico nos Jogos de Tóquio.

29 de abril: Evento: Clube de Leitura – Terráqueos, de Sayaka Murata

No dia 29, acontece mais uma edição “Clube de Leitura”, agora sobre o livro “Terráqueos, de Sayaka Murata”, em que a narradora se identifica como extraterrestre e narra o seu convívio com os terráqueos, habitantes da Terra. O romance destaca mascotes imaginários, poderes mágicos e jornadas relacionadas à complexidade da sociedade e seus tabus. O convidado desta edição é o escritor Julián Fuks, ganhador do Prêmio Jabuti (2016), na categoria Livro do Ano de Ficção e Melhor Romance, com a obra “A Resistência”.

E para fechar com chave de ouro, o encontro online “Conhecendo Embalagens – Designs Contemporâneos do Japão”, acontece no dia 30 e aborda pontos em torno das embalagens japonesas conhecidas por serem cativantes tanto por sua estética, quanto por sua funcionalidade. Serão apresentados alguns designs de produtos do país, sua evolução e as transformações de técnicas tradicionais na criação destas embalagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui