Exposição Space Adventure: Me senti numa viagem a lua e ainda conheci o Charlie Duke, um astronauta real e oficial. Saiba tudo!

Charlie Duke - Astronauta / Créditos: Rick Nóbrega da DeuClick Comunicação com Samsung Galaxy S20Ultra.

Estive recentemente a convite da dona Space Adventure, na exposição que trouxe ao BR, mais de 300 peças originais da dona NASA, referente as missões espaciais como Gemini, Mercury e Apollo, responsáveis pela ida do homem à Lua. Foi um sureal de ver como a ciência e a tecnologia já na década de 60 estavam na busca de sanar essa vontade da humanidade. Com direito a presença do austronauta Charlie Duke, um dos homens mais novos ainda hoje a estar na lua.

Macacão usado pelo astronauta Buss Aldrin da Apollo 11, um dos primeiros homens a pisar em solo lunar. Créditos: Rick Nóbrega da DeuClick Comunicação com Samsung Galaxy S20Ultra.

Desde o dia 26 de agosto, você também poderá se sentir como um verdadeiro astronauta explicando o universo da lua e as missões da NASA, que aterrizaram no estacionamento do Shopping Eldorado, aqui em São Paulo. Pela primeira vez na América Latina, a mostra será realizada em uma tenda climatizada de 2.600 m²  e promete levar os visitantes ao passado do homem em solo lunar.

Réplica em escala menor de um foguete / Créditos: Rick Nóbrega da DeuClick Comunicação com Samsung Galaxy S20Ultra.

“Temos até o molde da mão de Neil Armstrong, usado para criar suas luvas, além de itens que estavam na Apollo 11, aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos e o cardápio completo dos astronautas”, descreve o organizador Rafael Reisman. O negócio, segundo ele, levou cerca de quatro anos para ser planejada (curto tempo se pensar na grandiosidade da empreitada). “Mas a ideia surgiu há nove anos quando fizemos uma exposição do Elvis Presley“, recorda. “Na época, Priscilla Presley adorou o resultado e perguntou quais eram meus próximos planos, quando citei a Nasa e ela prometeu me ajudar a entrar em contato com eles.”

 

Patricia Audi – Vp de Comunicação e Marketing do Santander, Charles Duke e Rafael Reisman da Space Adventure. Créditos: Rick Nóbrega da DeuClick Comunicação com Samsung Galaxy S20Ultra.

Numa coletiva de imprensa, conhecemos o incrível austronauta Charlies Duke, aos 85 anos nos relatou como estar no espaço e na lua. Esse role básico começou há 52 anos, o homem pisava na Lua e realizava um feito inimaginável para a época e para uns até hoje. No total, 12 homens pisaram no satélite natural da Terra (sonho). Ele fez parte da missão Apollo 16, que foi para a Lua em 21 de abril de 1972 e é até hoje o mais jovem a pisar no satélite natural, já que tinha 36 anos na época.

Questionado sobre as teorias de farsa, de terra plana e o negacionismo da ciência nesses tempos sombrios que estamos, não só no Brasil devido aquele que não deve ser nomeado que fica em nossa capital, mas também por uns doidos ao redor do mundo.

“É inquestionável o fato de que realmente estivemos na Lua, trouxemos cerca de 300 quilos de rochas lunares, completamente diferente dos tipos de rochas achadas na Terra, também é possível enxergar os locais de pouso. Sempre digo: “se você não acredita que pisamos na Lua, porque nós iríamos fingir tantas vezes?”, afirmou. O astronauta ainda deu um “cala a boca” para esses. “Eu posso mostrar as fotos que tiramos e você pode ver sua forma circular. A Terra que eu vi do espaço é redonda”, respondeu com clareza.

Ainda fez um challange para quem ainda desconfia. “Para essas pessoas que dizem que a Terra é plana, eu lhes daria um teste. Você fica na “Terra plana” e olha para a estrela do Norte e você anda na direção da estrela do Norte. Se a Terra for plana, quando você chegar à borda, então a estrela do Norte ainda estará à sua frente. Mas, com a Terra redonda, a estrela do Norte fica a cima de você quando você chega ao polo Norte, indicando que você fez uma trajetória curvilínea” quando você terminar me conta se ele não tava certo tá?

Sobre estar na lua, disse “Foi uma experiência fantástica e uma aventura maravilhosa,   não houve nenhuma noção de medo ou de ser um alienígena numa terra estrangeira. Estávamos muito felizes, esse entusiasmo nunca nos deixou e eu ainda consigo lembrar do sentimento”.

Duke complementou que espera que uma nova geração possa ir ao espaço. “Eu acho extremamente importante para nós, astronautas que já estiveram no espaço, encorajar jovens a sonhar alto”. Quem sabe alguns aí da geração Z e Alpha vão postar um reels ou tiktok do espaço não é mesmo?

Charlie Duke (astronauta) e Rick Nógrega (jornalista) – Créditos: DeuClick Comunicação – Feito em ambiente escuro com o Samsung Galaxy S20 Ultra.
Réplica da sala de controle da NASA em Houston nos anos 60. Créditos: DeuClick Comunicação – Feito em ambiente escuro com o Samsung Galaxy S20 Ultra.

Depois desse papo único com um astrounata real e oficial, fomos para outra sala da exposiçção e uma delas, rolou a projeção de lançamento de um foguete, em uma tela de 360 graus. O chão treme quando a propulsão é acionada (tomei aquele susto ahah), uma dica; fotografe rápido o finalzinho é tudo, mas dura menos de 10 segundos.

Há ainda um espaço que simula uma sala de comando com uma mesa de controle original, assim como o relógio usado em contagens regressivas, é incrível me senti ali naqueles filmes tipo “InterEstelar”, “Gravidade” e “Perdido em Marte”.

Botas com resto de poeira lunar. / Créditos: Rick Nóbrega da DeuClick Comunicação com Samsung Galaxy S20Ultra.

As botas usadas por Duke em suas caminhadas pela Lua também podem ser vistas —é espantoso ver a poeira lunar ainda impregnada nos calçados do astronauta. Uma parte puída no braço direito da roupa do astronauta Buzz Aldrin (que, sim, inspirou o personagem “Buzz Lightyear”, da animação “Toy Story” da Pixar/Disney, referências né meu bem).

Vale cada realzinho nesse role, ainda to não acredidanto que estive na presença de um mano que esteve na lua. Breve vamos trazer  uma matéria sobre um “anexo” dessa exposição a “Artemis” que está no Farol Santander, também aqui em Sampa e que aborda o futuro das missões espaciais.

Créditos: Rick Nóbrega da DeuClick Comunicação com Samsung Galaxy S20Ultra.

Serviço:

SPACE ADVENTURE

Quando: diariamente, das 10h às 21h

Onde Shopping Eldorado – av. Rebouças, 3.970, Pinheiros

Contato: (11) 2197-7800

Preço De R$ 50 a R$ 125

Site: https://spaceadventure.com.br

Ass. de Produção: Antonio Danhoni

Apoios: 

Samsung Brasil, que nos cedeu o Galaxy S20 Ultra, para fotos e vídeos. @samsungbrasil 

Ótica Jabaquara, nos cedeu lentes e armações para o look da externa. @oticajabaquara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui