Free Guy: Assumindo o Controle | REVIEW: Procura-se apartamento em Free City!

Na última quarta feira, tive a oportunidade de participar de uma sessão especial do mais novo filme da 20th Century Studios, Free Guy: Assumindo o Controle, com um elenco de peso como Ryan Reynolds, Jodie Comer e Joe Keery sob o comando de Shawn Levy. Bora ver como foi!

Como o filme te deixa do começo ao fim.

O conteúdo a seguir pode conter spoilers!

Com a premissa de fisgar os fãs de vídeo games como GTA, Free Fire e até mesmo The Sims, conhecemos Free City, o mais novo jogo bombástico e viciante do universo de Free Guy, idealizado ao que parece pelo CEO da Soonami, Antwan (Taika Waititi).

A partir daqui já deixo claro que podem conter spoilers sobre o filme. Esteja avisado!

Guy (Ryan Reynolds) e Buddy (Lil Rel Howery) a caminho do banco.

O filme começa já sendo irônico consigo mesmo já que de Free, livre em inglês, o nosso protagonista Guy não tem nada disso, pelo menos nesse início da trama. Guy, interpretado pelo maravilhoso Ryan Reynolds, não tem nada demais já que ele é um NPC (Non Player Character) ou seja, aquele personagem de jogo que serve apenas como um mero figurante.

E ele vive todos os dias do mesmo jeito, acorda, diz oi para seu peixinho de estimação, coloca a mesma roupa de todo dia (literalmente uma calça e camisa azul), faz o mesmo pedido de café e se encontra com seu melhor amigo Buddy (Lil Rel Howery) para irem trabalhar, ele como atendente e Buddy como segurança do banco.

Guy (Ryan Reynolds) testando os óculos pela primeira vez.

Vindo de um contexto absurdo do jogo, cheio de tiroteio, assaltos de cabo a rabo acontecendo na cidade de Free City, percebemos a importância de ser ter um ator da proporção de Reynolds interpretando o nosso herói que é entusiasmado, alegre e sonhador, por mais que não saiba verdadeiramente os motivos que o levam a pensar e agir assim.

Mas enfim, como é que um cara como Guy, um mero NPC do jogo vai virar tudo de cabeça pra baixo? Quando e como é que ele vai assumir o controle já que ele foi programado pra ser sempre daquele jeito?

Bom, Guy não é simplesmente um NPC qualquer não, mas sim um personagem idealizado pelo programador Keys (Joe Keery), que sempre foi apaixonado pela sua melhor amiga interpretada pela incrível Jodie Comer, que traz a personagem Millie Rusk a vida, também programadora e com sede de vingança devido ao fato de acreditar que Antwan roubou os seus códigos do jogo idealizado por ela e Keys para criar Free City.

Millie (Jodie Comer) e Keys (Joe Keery) na busca pela verdade.

E é por conta disso, que ela decide se infiltrar no jogo para tentar encontrar alguma prova de suas suspeitas, já que Millie acredita que de algum jeito o seu jogo está implantado dentro da cidade de Free City. Assim ela cria sua personagem MolotovGirl, uma garota motociclista britânica e pronta pra briga. E de algum jeito Guy começa a ajudá-la nessa missão quase impossível, indo contra tudo o que ele foi programado pra ser, começando a querer e desejar coisas que antes seriam consideradas mais impossíveis ainda.

Dosagem certa entre humor e reflexões

Apesar de toda aventura colocada na trama, Free Guy: Assumindo o Controle é, acima de tudo, uma história sobre quebrar barreiras (mesmo que aqui sejam  por  meio de um simples óculos escuros) e  finalmente assumir o controle de sua própria história. Além de haver várias reflexões sobre livre arbítrio, moral e verdadeira liberdade ao longo do longa metragem, que com certeza vai te fazer pensar ao sair da sala de cinema.

Shawn Levy consegue equilibrar de maneira única todas essas questões filosóficas com humor na medida certa e a química incrível e até mesmo pura tanto entre os atores como os próprios personagens, sem deixar de trazer a tona diversas referências muito inteligentes de grandes clássicos do cinema e do mundo dos games.

MolotovGirl (Jodie Comer) e Guy (Ryan Reynolds) botando pra quebrar.

Free Guy – Assumindo o Controle sem sombra de dúvidas vai te fazer grudar na cadeira com os olhos vidrados em cada segundo desses 120 minutos de duração, sem deixar de trazer a tona todos os tipos de emoções nos telespectadores.

Cheio de risadas, emoções a flor da pele e um final capaz de aquecer todo e qualquer coração, Free Guy é um filme que você definitivamente não vai querer perder.

Free Guy: Assumindo o Controle chega nos cinemas agora dia 19 de agosto. Confira o trailer! 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui