Maligno | Review: Filme mistura Terror e Investigação em um suspense que vai ter surpreender.

Cena de 'Maligno', de James Wan — Foto: Reprodução

Consagrado no Terror e acostumado a encontrar o sucesso em todas as franquias que criou o diretor James Wan (Jogos mortais, Invocação do Mal) decide voltar as suas origens em seu novo longa Maligno” da Warner Bros, que chegou aos cinemas nessa semana. O filme consagra a criatividade do diretor em contar histórias macabras e reafirma seu nome como um dos maiores do gênero.

Maligno vai seguir a história de Madison (Annabelle Wallis), a perfeita protagonista de filmes de terror, uma mulher complexada e cheia de traumas que está grávida de um bebe. Madison vive um relacionamento extremamente tóxico com seu namorado violento Derek e após os dois serem atacados em sua própria residência ela começa a ter visões de assassinatos brutais que estão acontecendo pela cidade.

Um longa Nostálgico e inovador ao mesmo tempo.

O longa se inspira em diversos filmes Giallo, movimento italiano que foi uma das principais fontes de inspiração para o gênero Slasher que fez muito sucesso durante os anos 80 e 90. Então além de cenas espalhafatosas, muito sangue e partes humanas mutiladas em Maligno você vai conseguir dar boas risadas com piadas muito bem encaixadas pra quebrar o clima no maior estilo da franquia Pânico.

Cena de ‘Maligno’, de James Wan — Foto: Reprodução

Já na primeira cena do filme podemos ver uma sequencia alucinante cheia de sangue e que além de te introduzir na Bizarra narrativa de Wan. Hospitais psiquiátricos, paciente com poderes suspeitos, frases de efeito e muita, muita violência.

E é ai que já vemos como emprestar seu nome para algumas franquias e universos de sucesso do cinema, como é o caso de Velozes e Furiosos e Aquaman ensinou algumas coisas interessantes para o diretor. Essa primeira cena de batalha e todas as outras são dignas de filmes de super heróis, o que é raro no Terror.

Além disso o diretor optou por fazer uma longa e detalhada abertura para o filme, muito bem produzida e que te ajuda dando pequenas peças para montar o quebra cabeça final da história lembrando muito as icônicas aberturas da série American Horror Story, um dos acertos do filme com certeza.

A Qualidade Técnica de um Blockbuster.

E não só para grandes cenas de ação o tempo de Wan com grandes estúdios serviu. A fotografia e arte do filme estão mais que no ponto, com escolhas de planos ousados incluindo o ponto de vista do “antagonista” que gera alguns movimentos de câmeras muito interessantes que ajudam a estabelecer o clima de suspense do filme.

O uso excessivo de vermelho e de ambientes extremamente escuros ajuda a estabelecer a atmosfera opressora do filme e valoriza a Direção de Arte tornando os massacres cometidos por Gabriel muito mais grotescos. E contribuindo muito pra atmosfera de terror do filme e pra situação de urgência e desespero dos policiais encarregados das investigações.

Cena de ‘Maligno’, de James Wan — Foto: Reprodução

Uma história bem contada mas com problemas.

Mas a mistura de Gêneros Suspense Investigativo e terror em alguns momentos atrapalha muito o ritmo do filme e o desenvolvimento dos seus personagens. Os núcleos da investigação e da família de Madison parecem extremamente desconexos e demoram quase o filme todo para terem interações verdadeiras e criveis.

Muito por causa disso fica a impressão que o desenvolvimento de todo o núcleo investigativo foi um pouco deixado de lado e todos os personagens que não são Madison e sua irmã Sidney (Maddie Hason) não tem qualquer tipo de desenvolvimento e estão lá na maior parte do tempo por conveniência de roteiro ou pra suprir alguns estereótipos.

E temos o plot final que com certeza vai deixar muita gente de cabelo em pé com certeza. A história é contada com muito cuidado e com a revelação final você consegue ligar diversos pontos que aconteceram durante a trama mostrando um bom controle da narrativa e muito cuidado para tudo fazer sentido no fim.

Fica de ponto negativo a velocidade que eles acabam com a história, ficou a sensação que eles encerraram bruscamente após o climax e alguns minutinhos a mais dando um pouco mais de conclusão pra história ajudaria a não passar essa sensação. Mas a gente sabe que isso foi feito pra já abrir espaço pra uma sequencia né? Clássico do terror.

No fim o filme de Wan faz um resgate satisfatório de um gênero que vem sofrendo com o esquecimento e o abandono a alguns anos e é uma boa pedida para fãs de filmes do estilo. é muito bom ver o diretor voltando as suas origens e fazendo filmes mais próximos do estilo que o deixou famoso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui