Setembro Roxo: Allianz Parque muda cor do letreiro da Arena para conscientizar as pessoas sobre a Fibrose Cística.

Para quem ainda não sabe, em setembro rola no Brasil o Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística. Esse ano, o Allianz Parque se une à campanha, em parceria com o Instituto Unidos pela Vida, para trazer mais atenção em torno da doença e auxiliar na compreensão da galera sobre o assunto. Durante todo o mês, o letreiro da Arena ficará roxo, cor símbolo do movimento.

E o Allianz Parque está seguindo firme e forte com várias ações do programa de responsabilidade social do Allianz Parque. Hoje ele é a casa de um dos mega-postos de vacinação contra a Covid-19 e o programa também já contribuiu com arrecadações de bens com a ONG Gerando Falcões, reuniu agasalho e brinquedos em parceria com o Palmeiras, entre outras coisas. Agora se você ainda não sabe o que é Fibrose Cística e a importância desse movimento, confira um resumão:

O que é Fibrose Cística:

Também chamada de Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, a Fibrose Cística é uma doença genética, rara e ainda sem cura, que faz com que toda a secreção do organismo fique mais espessa do que o normal, dificultando a sua eliminação.

Apesar de rara, no Brasil, a Fibrose Cística é uma das doenças raras mais comuns, atingindo 1 a cada 10 mil nascidos vivos no país. Por se tratar de uma doença genética, a pessoa já nasce com ela, ou seja, não é possível “pegar” ou “transmitir” Fibrose Cística ao longo da vida.

Outra característica importante da Fibrose Cística é o fato de ser uma doença recessiva. Isso significa que a pessoa precisa herdar um gene recessivo do pai e um da mãe, obrigatoriamente, para ter a doença. Além disso, é uma patologia autossômica, atingindo homens e mulheres na mesma proporção.

Quais os principais sintomas da Fibrose Cística?

As manifestações clínicas da Fibrose Cística são causadas pela disfunção de uma proteína chamada condutor transmembranar de fibrose cística (CFTR). É importante ter em mente que os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas no geral, os principais sinais apresentados por quem tem a doença são:

– Dificuldade para ganhar peso e estatura;

– Tosse crônica;

– Diarreia;

– Pneumonia de repetição;

– Pólipos nasais;

Como é feito o diagnóstico da Fibrose Cística?

A triagem da Fibrose Cística começa logo nos primeiros dias de vida do bebê com a realização do Teste do Pezinho. Esse exame faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde, é obrigatório e gratuito para todos os recém-nascidos brasileiros e deve ser realizado entre o 3º e 7º dia de vida do bebê.

Após essa triagem, o Teste do Suor deve ser realizado para confirmar ou descartar o diagnóstico. Considerado como exame padrão ouro para o diagnóstico da Fibrose Cística, o Teste do Suor é simples, indolor, não invasivo e fundamental para o diagnóstico precoce e seguro da doença

Qual o tratamento para a Fibrose Cística?

A Fibrose Cística ainda não tem cura, mas tem tratamento! De maneira geral, as principais etapas que envolvem o tratamento para a doença são:

– fisioterapia respiratória;

– prática de atividades físicas;

– dieta hipercalórica e hiperprotéica;

– inalação com mucolíticos e antibióticos;

– uso de medicamentos, como antibióticos, enzimas pancreáticas, polivitamínicos, suplementos nutricionais, entre outros.

A adesão ao tratamento da pessoa diagnosticada com a doença é fundamental para que ela tenha mais saúde e qualidade de vida, mas é importante ressaltar que, quando o assunto é tratamento para a Fibrose Cística, cada caso é um caso e os procedimentos indicados para um indivíduo com a doença não necessariamente farão parte da rotina de todas as pessoas com a patologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui