SPFW: Mônica Sampaio apresenta coleção em homenagem ao Recôncavo Baiano. Confira!

O São Paulo Fashion Week tá chegando, e com ele vários desfiles babadeiros. Mônica Sampaio caprichou mais uma vez e apresenta a coleção “Joias do Recôncavo”, no dia 19 às 15h, como parte do projeto Sankofa.

Vale lembrar que a marca que tem em suas raízes a ancestralidade da mulher preta e segue dando seu nome, preparando um desfile pra lá de maravilhoso, inspirado no Recôncavo Baiano, nas mulheres que movem o mundo da , do axé, do samba de roda e da resistência.

Profundo, né? Para isso, Mônica precisou de um profundo trabalho de pesquisa, que une a ancestralidade da mulher preta, a moda africana e a região do Recôncavo Baiano, onde nasceu, na cidade de São Félix.

“Nosso desfile faz uma homenagem a essas mulheres além de um resgate de minhas próprias raízes. A ideia é narrar como mulheres pretas com fé mantiveram os laços familiares, construíram sua história e deixaram um legado cultural que hoje é patrimônio imaterial da humanidade”, conta Mônica Sampaio.

Ao todo, serão 17 looks divididos em três blocos:

  • Memórias de Oya

Mônica inicia sua história com a paisagem do recôncavo. Looks em cores fortes, contrastantes e estampas, como um degradê que reproduz o pôr-do-sol em São Félix e a flor do deserto contrastanto com o verde típico da região. Esta última é quem abre o desfile colo de fuxicos feito por artesãs de São Félix, uma técnica criada por mulheres pretas que ganhou popularidade em todo o país.

  • Mulheres do Recôncavo

Sua narrativa continua com o sol do recôncavo encontrando o céu da Bahia em uma cartela de composições inusitadas de azul royal e laranjas, além de imagens de São Félix e de Cachoeira nas estampas em shapes longilíneos nos vestidos e um toque de alfaiataria preta. Nos acessórios, biojoias da CerraD’Ouro, com técnica de embalsamamento de flores, folhas e sementes naturais recolhidos quando caem ao chão, com perfume das joias de crioula, uma das criações oriundas da Irmandade da Boa Morte.

  • Transmutação de Iansã

A trilogia é concluída partindo do brilho intenso do amarelo até o branco da fé das filhas de santo do recôncavo. A coleção evolui para o total white, com Iansã, a orixá que se transmuta em búfalo e borboletas, fechando o desfile com a energia da transformação

Legal, né? Só nessa pequena prévia, já deu pra ver que a coisa vai ser grande e o desfile vai ser massa. A gente não perde por esperar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui