Exorcismo Sagrado | Review: Sustos e referências a clássico do terror!

O novo filme de Alejandro Hidalgo se propõe a resgatar o que tem de mais clássico em filmes de terror que é o ritual de tirar o “cão” do corpo de uma pobre pessoa. A história deExorcismo Sagrado” da Imagem Filmes, se passa em uma pequena cidade mexicana chamada “Nombre de Dios”. Lá o padre Peter Williams, interpretado por Will Beinbrink, se vê obrigado a realizar um exorcismo em uma jovem local. Durante o exorcismo o demônio tem um objetivo claro: descobrir e usar as fraquezas do padre, tenta-lo a pecar.

Poderíamos resumir o filme em uma grande batalha entre o bem e o mal, mas a história tem pontos interessantes a serem explorados. O Vaticano entra muito em pauta e percebemos algumas críticas a burocracia da Igreja Católica e porque uma instituição tão rica não manda ajuda humanitária para locais necessitados.

Percebemos também que o filme é uma grande homenagem ao gênero de terror. A principal inspiração do diretor parece ser sem dúvida O Exorcista (1973). Quando vemos  a primeira possessão percebemos uma estética muito parecida com o filme de 73.

Um quarto escuro com uma cama no meio e a vítima deitada e amarrada nessa cama. Claro existem elementos que também não podem faltar em tramas assim, desde poderes psíquicos que o demônio possui até os vômitos que são icônicos. Se você gosta de O ExorcistaExorcismo Sagrado será um saboroso prato de referências.

Exorcismo Sagrado entrega muitos sustos e em determinados momentos até um pouco de humor. O som e a mixagem são bons e em determinado momento é o que faz os sustos acontecerem, mas o principal defeito do filme é a dificuldade em criar um clima de suspense. Muitos dos sustos são previsíveis, quem já está acostumados com filme de terror dificilmente ficará medo.

Outra crítica a se fazer é quando o filme tenta “absolver” a Igreja  católica de alguns questionamentos recentes. O melhor exemplo é no final do filme quando aparece um padre possuído falando que ladrões, golpistas e homossexuais não entraram no reino dos céus. Se na vida real fosse assim muitas pessoas dentro e fora da Igreja estariam possuídas

O filme chega aos cinemas no dia 10 de fevereiro e além de Will Beinbrink, o filme conta com a participação de Joseph Marcell (Um Maluco no Pedaço), María Gabriela Faría (Deadly Class), e Hector Kotsifakis (Luna de Miel).

Confira o trailer aqui:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui