Pantanal na Globo: Produção da novela trabalha duro para arrasar nas telinhas. Confira!

Em breve poderemos conferir o remake de “Pantanal” na TV Globo e já estamos sentindo um cheirinho de sucesso. Os pequenos grandes detalhes da novela estão impecáveis, graças a produtora de arte Miriam Saback, que procura trazer a realidade pantaneira à dramaturgia.

Foram seis meses de pesquisa rigorosa, onde Mirica e e sua equipe precisaram, por exemplo, encomendar de uma artesã uma sucuri de quatro metros de comprimento. “Ela é maleável, temos que passar diariamente uma glicerina para não ressecar. Quando encomendamos, pedimos que houvesse a possibilidade dessa cobra entrar dentro da água. Materiais como esses não podem ficar no calor do Pantanal. Mandamos fazer uma casinha, um compensado de madeira para abrigá-la. E não termina por aí. Para as gravações, precisamos deslocar essa cobra de uma fazenda para outra. Ligamos para a frota e pedimos um carro específico para a arte, com caçamba atrás, e encomendamos um rack com a medida da cobra”, conta a produtora, explicando que a cobra “fake” funciona como uma dublê da cobra de verdade; essa, sim, usada na maior parte das cenas.

Vai pensando que é fácil? Mirica ainda fez questão de encomendar vários objetos de cena direto do Mato Grosso do Sul, com pequenos produtores locais, como é o caso de alguns itens que servirão a fazenda de José Leôncio (Renato Góes/ Marcos Palmeira), a tapera de Juma (Alanis Guillen) e a chalana de Eugênio (Almir Sater):

Comprei a louça toda do povo Terena, produzida por indígenas da região. São travessas de cerâmica vermelha com desenhos indígenas para a fazenda, louças mais simples para a tapera e algumas sacolas que eles fazem de mercado, com desenhos lindos para a chalana, que encomendamos para homenagear esse povoado local. Quando entramos em contato com eles, tivemos ainda a oportunidade de conversar com o pajé e tirar algumas dúvidas sobre como são tratadas pessoas que sofrem picadas de cobra ou são atacadas por animais, pois precisaremos ter em algumas cenas o que seria usado em casos como esses, já que o Velho do Rio em determinado momento irá ajudar uma pessoa, e explicará que aprendeu o ritual com indígenas”, diz Mirica, dando a dimensão da riqueza de detalhes do trabalho de seu departamento.

Se a novela depender só do trabalhão da produção de arte, então o sucesso já está garantido. O trabalho está impecável e tenho certeza de que será sensacional. A gente não perde por esperar!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui