Jada Aqui você pode conferir os filmes indicados e onde assistir eles. Assim como os principais nomes nas outras categorias.
A cerimônia teve três apresentadoras em 2022, Regina Hall, Wanda Sykes e Amy Schumer. Desde 2018 que a premiação não tinha apresentadores fixos. As mulheres também tiveram destaque com Jane Campion, a diretora de Ataque dos Cães, faturou o Oscar de melhor direção, se tornando a terceira mulher a ganhar o prêmio.
Além delas, ainda teve as tradicionais apresentações dos prêmios com grandes nomes da industria.
A que mais chamou atenção foi a participação de Chris Rock, o comediante fez uma piada infeliz com Jada Smith, atriz e esposa de Will Smith, ela possui uma doença auto-imune chamada alopecia. Depois da piada de Chris Rock, Will Smith se levantou, subiu no palco e deu um tapa na cara do comediante. Will ainda disse depois,
“Mantenha o nome da minha esposa longe da porra da sua boca”.
Voltando para a premiação nas categorias mais técnicas o grande vencedor foi Duna, o longa arrematou seis estatuetas, trilha sonora original, melhor som, melhor fotografia, edição, efeito visual e direção de arte. Já o grande vencedor como melhor filme foi surpreendente, No Ritmo do Coração desbancou o favorito Ataque dos Cães e levou a estatueta.
Confira abaixo os indicados e vencedores nas principais categorias.
Indicados a melhor filme:
Amor, Sublime Amor – Dirigido por Steven Spielberg, o longa é uma adaptação do musical da Broadway de mesmo nome. O filme mostra o romance entre Tony (Ansel Elgort) e Maria (Rachel Zegler). Eles se conhecem em um baile do ensino médio em 1957 e o romance é uma peça importante dentro de uma disputa de gangues entre os Jets e os Sharks. Disponível no Disney+.
Ataque dos Cães – O filme de Jane Campion se passa em Montana, no ano de 1925. O cowboy durão Phil Burbank (Benedict Cumberbatch) não se dá bem com a nova esposa de seu irmão, Rose Gordon (Kirsten Dust). Com toda essa briga antigos segredos são revelados. O elenco também conta Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee. Disponível no Netflix.
Belfast – O novo longa de Kenneth Branagh traz a história de um menino de 9 anos que vive na Irlanda do Norte nos anos 60. O jovem Buddy (Jude Hill) irá experimentar o amor, a alegria e a perda. Isso tudo inserido em um contexto de conflitos políticos e sociais. O filme ainda traz Jaime Dornan como Pa, Caitriona Balfe como Ma, Ciarán Hinds como pop e a vencedora do Oscar, Jude Denchi como Granny. Disponível nos Cinemas.
Drive My Car – Ryusuke Hamaguchi dirige o longa que conta Yusuke Kafuku (Hidetoshi Nishijima), um ator convidado para estrelar O Tio Vânia de Tchécov. A caminho do festival de teatro em que irá se apresentar, ele é levado pela jovem Misaki Watari (Toko Miura). Durante o trajeto o ator revive e confronta seu passado e o mistério de sua mulher Oto Kafuku (Reika Kirishima) que morreu subitamente. Disponível nos Cinemas.
Duna – Denis Villeneuve traz um épico gigante que faz jus a parte do livro homônimo que inspira a obra. É apenas o primeiro filme da franquia, nele observamos o jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet) vivendo em um mundo diferente daquele que ele nasceu, sendo assim obrigado a amadurecer. O elenco também é muito estrelado, Oscar Isaac vive Leto Atreides, Rebeca Ferguson da vida a Jessica Atreides, Zendaya da vida a Chani, Jason Momoa vive Duncan Idaho e Javier Barden vive Stilgar. Dispobível no HBO Max.
Você pode conferir o review do Deu Click aqui.

King Richard: Criando Campeães – O filme dirigido por Reinaldo Marcus Green conta a história do pai das irmãs e lendas do tênis, Serena e Venus Williams. Richard Williams (Will Smith) é um pai dedicado e tem como objetivo transformar suas filhas e grandes atletas. Através de maneiras nada convencionais Richard cria não apenas duas atletas, mas duas lendas do esporte. Dispobível no HBO Max.
Você pode conferir o review do Deu Click aqui.

Licorice Pizza – A mais recente obra do diretor Paul Thomas Anderson (PTA) traz uma história sobre amadurecimento. O filme se passa aos arredores de Hollywood nos anos 70, Gary Valentine (Cooper Hoffman) encontra seu primeiro amor Alana Keane (Alana Haim).Os dois então vivem altos e baixos dentro de uma relação de reviravoltas. Disponível nos Cinemas.
Você pode conferir o review do Deu Click aqui.
No Ritmo do Coração – VENCEDOR – Dirigido por Sian Heder, o longa traz a história de Ruby (Emilia Jones), a única pessoa que escuta em uma família de surdos. Ela terá que tomar uma importante decisão quando os negócios de seus pais é ameaçado. Ficando divida entre sua paixão pela música e suas responsabilidades. Disponível no Amazon Prime Video.
Não Olhe Para Cima – O filme de Adam McKay traz a história do Dr. Randall Mindy (Leonardo DiCaprio) e Kate Dibiasky (Jennifer Lawrence) dois astrônomos que descobrem que uma catástrofe estar por vir. Um meteorito que pode destruir a terra, a partir disso eles tentam avisar a humanidade do que está por vir. O elenco ainda conta com grandes nomes como Meryl Streep como a presidente Janie Orlean, Cate Blanchett como Brie Evantee, Jonah Hill como Jason Orlean. Disponível no Netflix.
O Beco do Pesadelo – Dirigido por Guillermo Del Toro, o longa conta a história do vigarista Staton Carlisle (Bradley Cooper), que possui um dom de manipular pessoas. Ele encontra a vidente Zeena (Toni Collette) e seu marido Pete (David Strathairn). Zeena e Pete ensinam a ele muito sobre linguagem corporal, a partir disso Staton tem a ideia de dar um golpe que será seu passaporte para riqueza. O elenco ainda conta com Rooney Mara vivendo Molly e Cate Blanchett na pele da psicóloga Lilith Ritter. Disponível no Star+.

Indicadas a categoria de melhor atriz:
Jessica Chastain – (Os Olhos de Tammy Faye) – VENCEDORA
Olivia Colman – (A Filha Perdida)
Kristen Stewart – (Spencer)
Penélope Cruz – (Mães Paralelas)
Nicole Kidman – (Apresentando os Ricardos)
Indicados a categoria de melhor ator:
Javier Bardem – (Apresentando os Ricardos)
Benedict Cumberbatch – (Ataque dos Cães)
Andrew Garfield – (Tick, Tick… Boom!)
Will Smith – (King Richard) – VENCEDOR
Denzel Washington – (A Trágedia de MacBeth)
Indicados a categoria de melhor direção:
Jane Campion – (Ataque dos Cães) – VENCEDORA
Kenneth Branagh – (Belfast)
Paul Thomas Anderson – (Licorice Pizza)
Ryusuke Hamaguchi – (Drive My Car)
Steven Spielberge – (Amor, Sublime Amor)