No Rock in Rio 2022, HEINEKEN implementará microfloresta no Parque Olímpico

Divulgação

A Heineken é uma das patrocinadoras do Rock In Rio e quer deixar um legado durante esses dias. Primeiramente, a ideia é de plantar algumas árvores dentro do Parque Olímpico, cerca de 900 m² de plantas nativas da Mata Atlântica. Além disso é uma iniciativa com a plataforma Green Your City e tem a meta de implantar microflorestas em 19 capitais brasileiras. Essa plataforma tem quatro pilares diferentes: energia verde, economia circular, cidades mais verdes e consumo responsável.

Como as plantas são todas nativas da Mata Atlântica, as que irão ser plantadas são jequitibá-rosa, o araçá-amarelo e a grumixama, espécies frutíferas, e guatambu. 

Vai ser utilizada a tática de Floresta de Bolso, que foi desenvolvido pelo Ricardo Cardim. A tática é de respeitar a evolução natural das árvores, proporcionando um crescimento até mais rápido, menos perdas, baixo consumo de água e menos manutenção. “Muitas de nossas cidades, como o Rio de Janeiro, estão dentro do território da Mata Atlântica, um hotspot da biodiversidade global, mas mesmo com tamanho patrimônio natural, o paisagismo e arborização urbana no Brasil estão dominados por plantas estrangeiras. A ideia das Florestas de Bolso de Mata Atlântica é possibilitar áreas verdes funcionais e eficientes (…), de forma que as pessoas possam conviver, compreender e valorizar sua incrível herança natural.”, explica Ricardo.

Com mais árvores, isso ajuda na melhor qualidade do ar, diminuir a temperatura ambiente, um aumento da umidade do ar e por aí vai. A iniciativa da Heineken é de reconectar a população ao patrimônio natural.

“Este é o principal legado da marca para o Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Implantar microflorestas urbanas é um dos compromissos prioritários da Heineken, (…), pois outras 18 capitais brasileiras vão receber nossa intervenção até 2030. Festivais mais verdes se transformam em cidades mais verdes e é com muito orgulho que daremos o pontapé inicial nessa jornada na Cidade Maravilhosa”, conta Melina Domingos, líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken no Brasil. Por fim, esse é um projeto entre a agência Atenas com a Heineken.

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