Com grande sucesso depois da estreia como modalidade olímpica em Tóquio, e pelas conquista dos títulos mundiais de representantes brasileiras nas últimas duas temporadas, está na hora dos atletas do país começarem a pensar nas vagas para a disputa da próxima edição dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Mais um passo na “corrida” pode ser dado no Mundial de Skate Street, primeira competição da temporada, que também vale pontos para o ranking mundial. O Brasil vai levar 18 skatistas, entre eles nomes já famosos como Pâmela Rosa e os medalhistas olímpicos Rayssa Leal e Kelvin Hoefler. Neste sábado, dia 4, o sportv2 exibe a semifinal feminina, às 8h, e a masculina, a partir das 11h30, com a narração de Sergio Arenillas e os comentários de Geninho Amaral. No domingo, a dupla comanda as transmissões da final entre as mulheres, às 9h40; e entre os homens na sequência, a partir das 11h também no sportv2.
“Podemos esperar um nível altíssimo dos representantes brasileiros nesta primeira grande competição do ano. Vai ser uma boa oportunidade para observar o que os maiores skatistas do mundo no street estão preparando para este ano, que será bastante competitivo. Japoneses como sempre aparecendo bem fortes, assim como os europeus, mas acredito muito em um título já nesta primeira etapa para o Brasil entre as mulheres. No masculino temos visto uma evolução muito grande com Felipe Gustavo, temos o Kelvin Hoefler retornando, assim como o Lucas Rabelo, um skatista que certamente vai representar o Brasil em Paris-2024. A competição promete disputas imperdíveis tanto no feminino quanto na competição entre os homens”, acredita Geninho Amaral.
O formato de disputa da competição são as mesmas dos Jogos Olímpicos. Na semifinal, serão 16 atletas buscando as melhores notas em duas voltas de 45 segundos e na sequência em cinco manobras únicas. Compõem o resultado final as duas melhores notas de manobras somada à melhor volta. A decisão contará com a presença de oito atletas, seguindo o mesmo formato da fase anterior. O Mundial de Skate Street, que acontece na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes, dá aos atletas a segunda oportunidade de garantir pontos para o ranking mundial da modalidade. A primeira foi o Pré-Olímpico disputado em Roma, na Itália, em 2022, e os melhores resultados brasileiros foram conquistados por Rayssa Leal, quinta colocada no geral; e Pâmela Rosa, que fechou a competição na oitava colocação.
MUNDIAL DE SKATE STREET – AO VIVO NO SPORTV2
Sábado, 4 de fevereiro
8h – Semifinal feminina
11h30 – Semifinal masculina
Domingo, 5 de fevereiro
9h40 – Final feminina
11h – Final masculina