TIM humaniza a Inteligência Artificial junto com a IBM

A TIM Brasil está empenhada em melhorar a experiência de atendimento ao cliente, por isso a TAIS, a assistente virtual da operadora, agora possui uma voz sintetizada e realista, graças ao uso da inteligência artificial (IA) da Microsoft Azure. Isso significa que os clientes que entrarem em contato com a operadora poderão ouvir uma voz semelhante à humana, com padrões de emoção e entonação humanas, proporcionando uma experiência mais humanizada. A TIM é a primeira empresa brasileira do segmento a adotar essa tecnologia, que utiliza a solução neural text-to-speech (TTS) da Azure Speech integrada ao IBM Watson.

Essa iniciativa está em linha com o objetivo da TIM de se tornar a operadora mais querida pelos consumidores, oferecendo um atendimento ainda mais ágil e eficiente. Com a solução TTS Neural da Azure AI, é possível transformar textos em diálogos naturais realistas, abandonando o padrão robótico anterior. Além disso, a tecnologia permite ajustes de locução, velocidade, tom e pronúncia, e oferece mais de 400 vozes em 140 idiomas, possibilitando maior customização dependendo do contexto e do público-alvo.

Segundo Olímpio Fernandes, Diretor de Cognitive Experience Center na TIM, a empresa é de tecnologia e a inovação está no seu DNA. A Azure Neural TTS é uma evolução fantástica que possibilitará, por meio da inteligência artificial, uma experiência personalizada para cada cliente da TIM.

O projeto foi realizado em parceria com o time de consultoria da IBM e Interactive Media, representando um marco para o atendimento por meio da IA. Desde o lançamento em 2020, o atendimento cognitivo já recebeu mais de 107 milhões de chamadas no Contact Center, e a expectativa é evoluir com novas funcionalidades em diferentes disciplinas de IA, beneficiando cada vez mais toda a sociedade na utilização dos serviços.

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