50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela atrai competidores de diversas classes

Veleiro Bravo

A 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela (SIVI), o mais tradicional evento da modalidade na América do Sul, está atraindo inscrições de diversos barcos, mesmo a mais de três meses de sua realização. Entre os competidores confirmados está o Bravo, agora na classe C30 e comandado por Jorge Berdasco. O evento acontecerá entre os dias 23 e 30 de julho de 2023 no Yacht Club de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

Além do Bravo, mais de 100 barcos das classes HPE25, Clássicos, Bico de Proa, HPE30, ORC e BRA-RGS também estarão participando do evento. Para Berdasco, a mudança do veleiro anterior para o Carabelli 30 foi uma escolha acertada: “É um barco muito rápido e sensível a qualquer tipo de regulagem”, disse ele.

A troca de barcos aconteceu de maneira inusitada, quando na largada da regata Toque-Toque do ano passado, o Bravo quase bateu no VIA Itália, um C30. Durante a premiação, o C30 foi oferecido a Berdasco, que acabou aceitando e realizando um grande reforço no veleiro.

A competição será aberta com a tradicional regata Alcatrazes por Boreste – 100 anos Veleiro Atrevida – Marinha do Brasil. As classes C30, RGS-C, Bico de Proa (categorias A, B, e C) e Multicasco disputarão a Regata Toque-Toque por Boreste com 25 milhas náuticas, e a Renato Frankenthal, só para HPE25, com 10 milhas náuticas. O evento é composto por até 12 regatas para as classes de monotipos C30 e HPE 25 e dez para as demais categorias.

A organização do evento fará, ao longo da semana, regatas de acordo com as condições de mar e vento, podendo ser no Canal de São Sebastião ou nas raias mais ao norte e ao sul da ilha. Serão três tipos de percursos: longo, médio e barla-sota (entre boias).

Outra equipe confirmada na 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela é o XX Women Sailing Team, formado por mulheres com posições de destaque no mercado e com o objetivo de fortalecer a presença feminina na vela oceânica. Sob o comando de Valéria Ravani, o time quer mostrar que as mulheres podem ocupar todos os espaços de disputas do mundo moderno.

“A Semana de Vela é o nosso Carnaval. A organização é maravilhosa, encontramos pessoas queridas e sempre aproveitamos o evento da melhor forma”, disse a velejadora Daniela Sanchez, do XX Women Sailing Week.

Com a presença de diversos competidores, incluindo equipes femininas, a 50ª Semana Internacional de Vela de Ilhabela promete ser um evento emocionante para os fãs da modalidade. As mudanças nos barcos e a escolha de diferentes percursos tornarão a competição ainda mais desafiadora para os velejadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui