O Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, ocorreu na Cidade das Artes de 11 a 16 de abril. O evento contou com seis dias, 18 palcos, mais de 1.100 palestrantes, um público de 41.442 pessoas e teve como tema norteador o conceito de soft power. O otimismo dos participantes com o momento de retomada cultural do Brasil foi uma característica marcante desta edição. A edição deste ano também ficou marcada pelos desdobramentos de encontros iniciados na Cidade das Artes. O trabalho do Rio2C para transformar a cidade que o sedia na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município. A estimativa é que o encontro tenha movimentado mais de R$ 315 milhões na edição deste ano.
O criador e CEO do Rio2C, Rafael Lazarini, afirmou que a criatividade humana é o principal patrimônio e aposta de futuro e que é possível inovar sem tecnologia, mas nunca sem criatividade. Ele ainda falou que o olhar da humanidade como centro de tudo é reforçado nos painéis do evento. Além disso, o Rio2C é forte para a criatividade como indústria, e seu impacto na geração de emprego e renda. Nesse sentido, muitas oportunidades estão se abrindo, e há um caminho próspero à frente.
O evento contou com a presença de grandes nomes da música, audiovisual, universo digital, esportes, jornalismo, moda, design, arquitetura e artes. O encontro do mercado com o poder público também ocorreu, e o evento teve representantes do Ministério da Cultura, da Ancine, da RioFilme, da Spcine, das Secretarias Estaduais de Cultura e Indústria Criativa, e Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, além das Secretarias Municipais de Cultura do Rio, de São Paulo e de Salvador.
O Rio2C deste ano teve novidades, como um palco dedicado aos jogos eletrônicos, outro para moda, arquitetura, arte e design e três summits inéditos: o de cultura digital, o de esportes e o de mercado de capitais, com foco em criptoativos e ativos verdes. Além disso, o evento promoveu encontros iniciados na Cidade das Artes.
O trabalho do Rio2C para transformar a cidade que o sedia na capital criativa do Brasil rende dividendos objetivos ao município. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação do Rio de Janeiro (SMDEIS), o encontro movimentou mais de R$ 315 milhões na edição deste ano. A construção do Rio2C foi coletiva, aberta a parcerias, e o objetivo era ser um catalisador e criar ondas que se espalhassem para além dos muros do evento. Neste ano, isso de fato aconteceu, segundo o CEO do evento.