A Samsung anunciou a abertura das inscrições para a 10ª edição do programa global de cidadania corporativa, Solve For Tomorrow, no Brasil. Este programa tem como objetivo estimular alunos e professores do ensino médio de escolas públicas de todo o país a criarem soluções inovadoras usando a abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), contribuindo assim para o avanço do ensino no Brasil e o desenvolvimento acadêmico de jovens estudantes brasileiros. Os projetos criados pelas equipes podem abordar temas como saúde, educação, sustentabilidade e bem-estar das comunidades impactadas.
Os interessados em participar do programa podem se inscrever até o dia 12 de julho pelo site https://solvefortomorrowbrasil.com.br/. As equipes inscritas devem ser compostas por no mínimo 3 e no máximo 5 estudantes do ensino médio, e uma novidade desta edição é que as equipes podem ser compostas por alunos de diferentes turmas, desde que estejam todos cursando o mesmo ano.
Para participar, cada grupo deve criar um projeto sob a orientação de um professor orientador, que lecione alguma disciplina relacionada às áreas de Ciências da Natureza e/ou Matemática para, pelo menos, dois integrantes da equipe inscrita. O professor orientador pode participar com diferentes equipes de uma mesma classe ou não, desde que com diferentes projetos e diferentes estudantes. Os grupos inscritos também podem contar com um Professor Parceiro que, obrigatoriamente, lecione para, no mínimo, dois integrantes da equipe participante, disciplinas relacionadas ou não às áreas das Ciências da Natureza ou da Matemática, assim como das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Segundo Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil, a décima edição do programa é motivo de muito orgulho e responsabilidade para a empresa, que sempre valorizou a educação. A cada ano, a Samsung tem se surpreendido com protótipos altamente criativos, com enorme potencial de mercado e que possibilitam ganhos reais para a sociedade como um todo. A diretora executiva do Cenpec, Beatriz Cortese, acrescenta que os projetos são alinhados com os princípios da investigação científica e da sustentabilidade, mostrando a grande capacidade criativa de docentes e estudantes das escolas públicas. O programa oferece atividades de formação e mentoria para ajudar cada equipe a aperfeiçoar e testar sua ideia, contribuindo para o objetivo de promover equidade e qualidade na educação pública brasileira.
O Solve For Tomorrow está no Brasil desde 2014 e, em sua nona edição, teve uma programação diversa composta por webinars, workshops e mentorias para ajudar os participantes a alcançarem seus objetivos aplicando possíveis melhorias a seus projetos. No total, a iniciativa já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Em 2022, registrou um aumento de 65% no número de alunos inscritos, em comparação ao ano anterior.
A edição brasileira do Solve For Tomorrow conta com uma rede de parceiros, como a representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Todos pela Educação e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), além do apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a coordenação geral do Cenpec.