MasterChef Brasil retorna com novidades e desafios ainda mais intensos

Helena Rizzo, Erick Jacquin, Ana Paula Padrão e Rodrigo Oliveira estão prontos para a 10ª edição do MasterChef Brasil. Crédito: Renato Pizzutto/Band

 O MasterChef Brasil, a competição gastronômica mais importante do país, estreou sua décima temporada na terça-feira, 2 de maio, com a inclusão do chefe Rodrigo Oliveira, proprietário do Mocotó, ao lado dos chefes Erick Jacquin e Helena Rizzo, na tarefa de escolher o melhor cozinheiro amador do Brasil. A seletiva aconteceu no Polo Cinematográfico Vera Cruz, onde 90 competidores de diferentes regiões do país apresentaram seus pratos. Na primeira dinâmica, os cozinheiros amadores tiveram que apresentar um prato para ser finalizado diante dos jurados e da torcida formada por seus familiares e amigos, mas nem todos conseguiram passar. Dos 90 competidores, apenas 18 avançaram para a competição.

A décima temporada do programa incluirá atualizações de edições anteriores, como desafios icônicos em novo formato. Por exemplo, haverá uma prova externa na Sala São Paulo, onde haverá a presença dos participantes mais queridos das temporadas passadas e um show incrível da Família Lima. Além disso, a seletiva incluirá o desafio icônico do petit gateau da primeira temporada, onde a competidora Sandra Matarazzo colocou sal em vez de açúcar na receita.

Ana Paula Padrão, apresentadora do talent show desde sua estreia, afirmou que a décima temporada trará de volta todas as disputas que provocaram muita discussão nas redes sociais, só que com outra roupagem, como se a equipe estivesse devolvendo momentos de prazer para sua audiência. Os 18 cozinheiros aprovados prometem surpreender, pois foram selecionados entre 89 adversários. Eles tiveram que passar por várias provas técnicas, duelos e embates para conquistarem o avental e entrarem na competição.

Para levar o troféu de MasterChef, é necessário ter muita aptidão, cabeça boa e estratégia de jogo. Ainda assim, o programa mudou completamente a vida de dezenas de pessoas ao longo de nove temporadas, não apenas dos campeões, mas também de muitos outros concorrentes. A décima temporada conta com toda a expertise do chefe Rodrigo Oliveira, que já havia estado no programa como convidado e agora assume provisoriamente uma das cadeiras do júri. Apesar de ser “mais zen”, ele não é menos exigente. “Eu entendo que a crítica, quando é feita de maneira respeitosa e construtiva, pode ser vista como um gesto de generosidade. É muito mais confortável dar os parabéns e ressaltar o que estava bom, pontuando a preparação, a técnica ou uma escolha de ingrediente corajosa, mas é preciso saber identificar o que não deu certo para ajudar a corrigir”, afirma o chef.

Provas de tirar o fôlego Após a seleção dos 18 cozinheiros amadores, que têm entre 19 e 59 anos, os desafios serão elevados a outra escala com Caixas Misteriosas inovadoras, dentre elas, uma que pega fogo e solta fumaça, ingredientes exóticos e provas grandiosas – e até catastróficas – em equipe. Chefs convidados passarão pelo programa para trazer suas criações, compartilhar conhecimentos e celebrar os participantes. Grandes clássicos e novidades da gastronomia brasileira, como a comida pantaneira, e mundial, como os sabores africanos, também serão destaque na cozinha. Dessa vez, os concorrentes ainda irão enfrentar o primeiro “Festival de Massa MasterChef”, tendo que criar uma massa fresca do zero e molho de tomate para 100 italianos especialistas no assunto. O já conhecido “Leilão MastrChef” chega mais desafiador do que nunca.

Premiação – Além do troféu de campeão da 10ª temporada do MasterChef Brasil, grande símbolo da competição gastronômica mais famosa do país, o vencedor vai embolsar um prêmio de R$ 300 mil no cartão Pão de Açúcar e mais 300 mil pontos Stix para trocar por prêmios. O ganhador também leva para casa um conjunto especial de panelas da marca Royal Prestige, as mesmas que são usadas na cozinha no programa, uma viagem da Eisenbahn para conhecer a fábrica em Blumenau, um curso de sommelier de cerveja e um homebar completo da marca. A Le Cordon Bleu oferecerá um curso na escola de gastronomia mais renomada do mundo. Já o segundo colocado vai ganhar um curso de pâtisserie para aprender com os melhores profissionais da área.

Patrocinadores – Sucesso comercial, a nova temporada conta com os seguintes anunciantes: Pão de Açúcar (cota mercado); Cacau Show, Eisenbahn, Royal Prestige e Seara (cotas master); Brastemp (top de 5 segundos); Barilla, Bem Brasil, Café L’or, Mitsubishi e Salsaretti (cotas chef); Piracanjuba e Zero-Cal (cotas de participação); Organización Interprofesional del Aceite de Oliva Español e Seguro Youse (cotas de patrocínio local São Paulo). “Esta é a terceira edição consecutiva em que o MasterChef bate o recorde de faturamento. Neste ano, 15 marcas patrocinam o programa, que é referência em gastronomia em todas as plataformas. A proximidade com a audiência – que se identifica com os cozinheiros e se sente dentro da competição -, aliada à credibilidade da Band e ao carisma do elenco fazem do MasterChef o maior sucesso entre os talent shows de gastronomia”, avalia Cris Moreira, diretor geral de Comercialização do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

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