Um grupo de jovens brilhantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Marista Alexander Fleming. Fica localizado em Campo Grande, está prestes a atravessar o Oceano Atlântico para representar o Brasil em uma competição mundial de robótica. Eles embarcarão no próximo dia 19 rumo a Portugal para participar da 16ª edição da RoboParty, que acontecerá de 21 a 23 de março na região de Braga, com o apoio da renomada Universidade do Minho.
Nesta aventura tecnológica, os alunos terão a oportunidade de mergulhar em uma imersão de conhecimento em eletrônica, programação de robôs, construção mecânica, montagem de placas eletrônicas, soldagem de componentes e leitura de sensores. Eles montarão seus próprios robôs utilizando um kit robótico fornecido pela empresa portuguesa botnroll.com e pela Universidade do Minho.
“A RoboParty será um evento incrível para que nossos alunos possam aprender e compartilhar conhecimentos com jovens de todo o mundo. É uma chance única de participar de competições internacionais e mostrar na prática tudo o que aprenderam”, destaca Tânia Moreira Xavier, professora do Colégio Marista Alexander Fleming, que acompanhará os alunos durante a competição em Portugal.
Na competição, os robôs montados por cada equipe serão colocados em uma pista de corrida. O vencedor será aquele que cruzar primeiro a linha de chegada. Todo o desafio será gerenciado por um programa de computador, desde a inscrição das equipes até a apresentação dos resultados. Além disso, os competidores também participarão de uma “prova de dança”, desafiando não só suas habilidades técnicas, mas também o trabalho em equipe e a criatividade.
“Diversas equipes terão que unir forças para enfeitar seus robôs e criar uma coreografia robótica para uma música, de acordo com a temática que escolherem. O júri avaliará com base na criatividade e na melhor performance no palco”, explica a professora Xavier.
Que venha a RoboParty e que o Brasil brilhe nessa competição internacional de robótica!