LG e ABREE: Parceria para logística reversa de eletroeletrônicos

LG Electronics busca envolver colaboradores e consumidores na prática da logística reversa (Imagem: Divulgação – ABREE/LG)

A parceria entre a LG Electronics e a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE) ganhou destaque com a recente campanha de logística reversa realizada entre setembro e outubro de 2023. A iniciativa percorreu três cidades em São Paulo e uma no Tocantins, mobilizando a população local para o descarte adequado de resíduos eletrônicos.

Pontos de coleta foram instalados em locais estratégicos nas cidades de Atibaia/SP, Ribeirão Preto/SP, São Caetano do Sul/SP e Palmas/TO, permitindo o descarte de uma ampla gama de produtos, desde fones de ouvido até geladeiras.

“Para nós, destinar os produtos pós-consumo é uma parte essencial de nossa responsabilidade. Estamos sempre olhando para o futuro e comprometidos em inovar. Além de atender às metas do Decreto Federal (10.240/2020) sobre logística reversa, acreditamos na importância de envolver desde os colaboradores até os consumidores, integrando essa prática à rotina dos brasileiros”, destaca Sonah Lee, head de Marketing e ESG da LG do Brasil.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, desde a implementação do decreto em 2020, houve um aumento significativo de mais de 500% na coleta de resíduos eletrônicos no Brasil. Em 2020, foram coletadas 105 toneladas, em comparação com as 16 toneladas coletadas em 2019.

“Hoje, existem mais de 800 pontos de recebimento de lixo eletrônico, incluindo baterias e pilhas, em todo o estado de São Paulo, além dos espaços de coleta nos mais de 1,3 mil municípios brasileiros. É essencial que as pessoas se conscientizem sobre a importância da reciclagem e se engajem nesse ciclo para que funcione”, enfatiza Sonah Lee.

Gestão Global de Lixo Eletrônico

Desde 2018, a LG Electronics implementou sua gestão de ESG em escala global. A empresa recuperou um total de 472.876 toneladas de lixo eletrônico em 52 países em 2022. Além disso, a quantidade de plástico reciclado utilizada nos produtos da marca ultrapassou 32 mil toneladas em 2022, representando um aumento de 25% em relação a 2021.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui