Fórmula E: E-Prix de Mônaco tem show da Jaguar

James Barclay, Team Director, Jaguar TCS Racing, Nick Cassidy, Jaguar TCS Racing, 2nd position, Mitch Evans, Jaguar TCS Racing, 1st position, and Stoffel Vandoorne, DS Penske, 3rd position, on the podium with their trophies

As ruas de Mônaco receberam a oitava etapa do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E neste sábado (27) e viram um show de estratégia da Nova Zelândia e da equipe britânica Jaguar TCS Racing.

O E-Prix teve dobradinha dos compatriotas Mitch Evans e Nick Cassidy da Jaguar, que usaram muito bem o jogo de equipe nos Attack Mode e praticamente dominaram a corrida de ponta a ponta.

O pódio no circuito de rua do Principado foi completado pelo belga Stoffel Vandoorne (DS Penske). A quarta colocação ficou com o francês Jean-Éric Vergne (DS Penske). Pole-position no Principado, o alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) ficou em quinto lugar na corrida e lidera o Mundial dos carros elétricos com 102 pontos.

Os brasileiros Sérgio Sette Câmara (ERT) e Lucas di Grassi (ABT Cupra) não pontuaram em Mônaco, chegando em 19º e 11º, respectivamente. O mineiro Sette Câmara foi tocado e acabou perdendo muitas posições, enquanto o paulista Di Grassi se recuperou e quase entrou no top 10.

Foi a 124ª corrida da história da Fórmula E e a quarta em Mônaco na história da categoria. Vencedor pela primeira vez no local, Mitch Evan bateu na trave nas outras oportunidades no E-Prix.

“Após tanto esforço, finalmente alcancei essa vitória tão almejada. Mônaco é uma fonte inesgotável de histórias e é uma verdadeira honra ver meu nome eternizado aqui. Nossa estratégia foi impecável. Eu estava confiante na vitória, embora sabíamos que nunca se pode prever o que vai acontecer, mas alcançamos nosso objetivo e foi um resultado fantástico para toda a equipe”, disse o piloto da Jaguar, que lidera o Mundial dos construtores.

A estratégia citada acima foi uma das mais implacáveis na temporada. A dupla chegou à frente na volta 11 depois de largar na segunda fila. A partir daí, o jogo da equipe parecia claro, com Mitch Evans conseguindo uma vantagem de três segundos na frente e Nick Cassidy se mantendo na posição para segurar o pelotão.

Isso permitiu que o vencedor usasse o modo ataque e se mantivesse livre na ponta. A dupla soube usar as entradas do safety car em Mônaco.

Na volta 14, quase na metade do E-Prix de 31, Evans recebeu seu segundo impulso de 50kW no cedendo a liderança para Cassidy, ao mesmo tempo em que retribuiu o favor. As táticas da equipe funcionam conforme planejado.

Nas oito provas deste ano, a Fórmula E registrou sete vencedores diferentes. Apenas Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) ganhou duas.

As próximas duas etapas da Fórmula E 2024 serão em Berlim, na Alemanha, nos dias 11 e 12 de maio. A décima temporada tem ao todo 16 E-Prix.

Foto: Fórmula E

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui