Virada Cultural arrecada 10 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul

Crédito: Divulgação

A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Municipal de Cultura arrasaram na Virada Cultural da Solidariedade! O evento foi um sucesso total, atraindo um público rotativo de 4,5 milhões de pessoas que curtiram mais de 600 atrações espalhadas pela cidade. Foram 12 arenas, 22 palcos e 76 espaços culturais, incluindo casas de cultura, teatros, museus, bibliotecas, centros culturais e parceiros como o SESC e Itaú Cultural.

Virada do Pertencimento se Transforma em Solidariedade

Na sua 19ª edição, a Virada Cultural do Pertencimento virou Virada da Solidariedade devido à tragédia no Rio Grande do Sul. Mostrando a força da cultura e a empatia da galera, o evento mobilizou geral para ajudar as vítimas do estado gaúcho. As 12 arenas e os espaços culturais do SESC montaram tendas de doações, arrecadando 10 toneladas de alimentos, produtos de higiene e água potável. Todo esse apoio será distribuído para os municípios mais afetados do Rio Grande do Sul.

Palavras da Secretária de Cultura

“O prefeito Ricardo Nunes ficou super tocado com a tragédia no Rio Grande do Sul e nos chamou para transformar a Virada Cultural do Pertencimento, o maior festival de rua gratuito do mundo, em uma grande ação de solidariedade”, explicou a Secretária de Cultura, Lígia Jalantonio.

 Impacto Econômico e Segurança de Primeira

Além do lado solidário, a Virada Cultural é um boost para a economia criativa, especialmente nas periferias. Este ano, o evento gerou 6 mil empregos diretos e indiretos e um impacto econômico de R$ 100 milhões. Com a segurança reforçada, foram registradas apenas nove ocorrências, com a presença de 2800 policiais, 274 viaturas da GCM, 720 guardas e 2700 seguranças privados.

 Line-Up Incrível e Descentralização

Os palcos da Virada brilharam com shows de Pabllo Vittar, Maiara e Maraísa, Gloria Groove, Léo Santana, Kevin O Chris, DENNIS, Claudia Leitte, Matuê, Vanessa da Mata, Joelma. Além da Maria Rita, Roberta Miranda, É O Tchan, BK’, Leonardo, Elba Ramalho, Michel Teló, Raça Negra, Fundo de Quintal, MC Hariel, Lenine, Xamã, Geraldo Azevedo, Latino, Queen Live Kids e Julian Marley, entre outros.

 Destaques por Zonas da Cidade

Zona Sul: Arena Capela do Socorro com Roberta Miranda e Michel Teló; Arena Campo Limpo com Leonardo e Elba Ramalho; Arena Parelheiros com Raça Negra e Kevin O Chris; Arena Heliópolis com Xanddy Harmonia e Maneva; Arena M’Boi Mirim com Claudia Leitte e Maiara e Maraísa.

Zona Norte: Arena Parada Inglesa com Gloria Groove, Fundo de Quintal e Xamã; Arena Brasilândia com L7nnon, Sandra Sá e Mumuzinho.

Zona Leste: Arena Itaquera com É O Tchan e BK’; Arena Cidade Tiradentes com MC Hariel e Psirico; Arena São Miguel com MC Paiva e Geraldo Azevedo.

Zona Oeste: Arena Butantã com Vanessa da Mata e Maria Rita.

Centro: Arena Anhangabaú com Léo Santana, Pabllo Vittar e Matuê.

Artistas Mandam Recado

Claudia Leitte mandou o papo reto: “Galera, doem para ajudar quem precisa no Rio Grande do Sul, e vamos espalhar muito amor, música e alegria”. Michel Teló também incentivou as doações: “É um momento de ajudar”. Já DENNIS, estreando na Virada, disse: “Doe alimentos, água, o que puder para ajudar nossos amigos no Rio Grande do Sul”.

 Público Agradecido

O público amou a descentralização dos shows. Thiago Oliveira, de Itaquera, comentou: “Ótima ideia trazer os shows mais perto de casa. Depois de ver Projota aqui, vou para a Zona Norte ver Gloria Groove”.

A Virada Cultural da Solidariedade mostrou que São Paulo sabe se divertir e ajudar ao mesmo tempo. Até a próxima edição!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui