Coca Cola Company Brasil, ajuda o Rio Grande do Sul com fábrica inundada no estado

Sede da fábrica da Coca Cola FEMSA Brasil no RS. Créditos: JOÃO MATTOS/JC/JC

O Sistema Coca-Cola Brasil ou Coca Cola Company Brasil, que já havia doado 500 mil litros de água desde o início das enchentes no Rio Grande do Sul, anuncia agora um acordo de parceria com a Ball Corporation, Tetra Pak, Bebidas Poty, Ipiranga e AmPm. Com isso, a doação total superará 1 milhão de litros de água destinados à região.

Este esforço é parte inicial de um plano abrangente dedicado não apenas ao alívio imediato, mas também à reconstrução e ao desenvolvimento econômico das áreas afetadas. Para atender à comunidade impactada pelas inundações, a marca Crystal disponibilizará sua água em edição exclusiva para as comunidades na versão em lata, em parceria com a Ball Corporation e, na caixa, em parceria com a Tetra Pak. O Sistema Coca-Cola, Bebidas Poty ficarão a cargo de envase e a Ipiranga, com o apoio logístico da sua rede de lojas de conveniência AmPm, que fará a distribuição para a população do RS.

A intensificação do apoio ocorre devido ao momento crítico que muitas comunidades estão enfrentando por causa das enchentes. Com esta aliança, cada empresa contribuirá com suas especialidades para garantir que a assistência seja entregue de forma eficaz e sustentável. Sobre a parceria, Eduardo Pereyra, CEO da Coca-Cola Femsa, empresa do Sistema Coca-Cola que possui duas fábricas no estado, comenta: “Seguimos direcionando esforços para apoiar nossos colaboradores, comunidade, clientes e parceiros na região Sul. Essa parceria reforça que estamos atuando em diversas frentes, inclusive com alianças entre empresas, para minimizar os impactos causados pelas chuvas e apoiar a reconstrução do estado.”

Essa, como outras iniciativas em andamento, reflete um contínuo compromisso do Sistema Coca-Cola Brasil em estar ao lado das comunidades em momentos desafiadores. “Acreditamos no poder da união e colaboração para superar desafios e estamos gratos pelas empresas que estão se unindo a nós neste momento, que marca o começo de uma longa jornada. Juntos, seguiremos unidos pelo Rio Grande do Sul”, destaca Diego Granizo, Vice-Presidente de Operações da Coca-Cola Brasil.

UNIDOS EM PROL DO RS
Entre as principais ações já realizadas pelo Sistema Coca estão a doação inicial de 500 mil litros de água potável para as vítimas das chuvas, direcionados à Defesa Civil e outras instituições locais. E a doação de R$ 1 milhão à Ação da Cidadania, a maior ONG de combate à fome no país. O valor será utilizado para compra de itens essenciais, como água, comida, kits de higiene e colchões.

Além disso, o Sistema Coca-Cola Brasil, em parceria com a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) anunciou um plano de ação com investimento de R$500 mil para enfrentamento dos impactos das inundações na região. Os investimentos devem impactar mais de 760 trabalhadores de 33 cooperativas (17 delas completamente inundadas) que operam em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Guaíba e Novo Hamburgo, além de cerca de 1500 catadores que atuam nas ruas, especialmente das ilhas e da zona norte da capital gaúcha.

A iniciativa contempla duas fases: a primeira é imediata e voltada para ações emergenciais com a distribuição de água potável por meio de doações para a Defesa Civil do Estado, três meses de apoio para manutenção da renda dos trabalhadores que fazem parte das cooperativas atingidas, além da oferta de vale-alimentação, água e cestas básicas, com o apoio da Ação pela Cidadania, a maior ONG de combate à fome no país. Na segunda fase, as ações terão como foco a reconstrução e retomada produtiva das cooperativas, com a análise da situação das estruturas e equipamentos, a recuperação física dos espaços de trabalho e o dimensionamento dos investimentos e plano de aplicação dos recursos.

Nossas frentes de atuação:

  • Segurança dos colaboradores: A Coca‑Cola FEMSA Brasil, nosso fabricante na região, implementou inúmeras medidas visando a segurança e o cuidado com colaboradores e suas famílias, como auxílio financeiro, médico e psicológico.
  • Abastecimento: o impacto da planta local está em avaliação, ao mesmo tempo em que trabalhamos fortemente para manter o abastecimento da região, especialmente de água, e a disponibilidade de doações para as comunidades.
  • Apoio à comunidade:
    • Doação de Água: são mais de 1 milhão de litros de água destinados à doação, metade em colaboração com parceiros da indústria de bebidas, embalagens e distribuição.
    • Outros itens emergenciais:  em parceria com a ONG Ação da Cidadania, contribuímos com artigos de primeira necessidade como alimentos, kits de higiene, colchões e cobertores.
    • Apoio a Catadores e Cooperativas de material reciclável: junto à ANCAT (Associação Nacional dos Catadores), destinamos recursos para manutenção de renda dos trabalhadores e suporte à reconstrução das cooperativas.A situação da fábrica da Coca-Cola FEMSA, na Zona Norte de Porto Alegre, segue crítica. Ainda com as instalações tomadas pela inundação, a empresa não tem prazo para retomar a produção e sequer avalia, até o momento, o tamanho do prejuízo. Em nota oficial, a Coca Cola FEMSA Brasil reitera que vem trabalhando no cuidado com seus colaboradores, comunidade, clientes e parceiros, buscando, dentre as alternativas possíveis, manter o equilíbrio no atendimento das demandas.Para o abastecimento das suas bebidas no Estado, a empresa acionou planos de contingência por meio do direcionamento de produtos das fábricas de Santa Maria e de Antônio Carlos, em Santa Catarina, além do desenho de rotas logísticas alternativas, com acesso aos corredores humanitários para agilizar a distribuição de produtos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui