“Divertida Mente 2” e a explosão das emoções nas redes

Group of diverse people holding emoticon icons ***These graphics are derived from our own 3D generic designs. They do not infringe on any copyright design.

Se você navegou pela internet nos últimos dois meses, deve ter percebido como sentimentos como amor, raiva e ansiedade estão bombando, tanto nas redes sociais quanto nas manchetes dos jornais. E não é por acaso! O lançamento da animação “Divertida Mente 2”, da Pixar, que explora de forma divertida o mundo das emoções, está mexendo com o coração dos brasileiros.

Enquanto o filme quebra recordes de bilheteria no Brasil e no mundo, o interesse por temas relacionados às emoções só cresce! Em junho, por exemplo, foram mais de 100 mil buscas online por termos como “emoções” — um aumento de 82% em relação ao ano anterior. Grande parte dessas buscas está ligada ao filme, livros sobre autoconhecimento e ao significado de sensações que, às vezes, são difíceis de explicar.

Mas, se a busca por entender sentimentos como “medo” e “nostalgia” está em alta, quais emoções têm dominado as pesquisas dos brasileiros de Norte a Sul? Quem traz essa resposta é a plataforma de idiomas Preply, que revela os conceitos que estão fazendo a cabeça das pessoas e oferece explicações para quem quer se entender melhor. Confira abaixo!

Foto: Divulgação

Empatia: a emoção mais pesquisada pelos brasileiros

Entre todas as emoções que têm despertado curiosidade online, a empatia ocupa o topo da lista, com mais de 23 mil buscas só no último ano! Para muitos, entender o que é empatia é essencial para viver em comunidade.

E não é de hoje que a empatia está em alta. Desde 2022, ela já aparecia como uma das palavras mais procuradas pelos brasileiros no dicionário Dicio. E em 2020, a jornalista Sandra Annenberg escolheu essa palavrinha para representar o ano, marcado pelo isolamento e a necessidade de se colocar no lugar do outro.

Mas afinal, o que é empatia? ‍♂️ A Preply explica que a empatia é a capacidade de deixar de lado o próprio ponto de vista e se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, emoções e perspectivas. Uma herança do conceito grego “empatheia”, que combina “en” (dentro) e “pathos” (sentimento), aludindo à noção de “entrar no sentimento”.

Felicidade ou alegria? Quando um sentimento se confunde com o outro

Às vezes, entender as emoções pode ser confuso, especialmente quando elas são parecidas, como felicidade e alegria, raiva e irritação, ou empatia e simpatia. ‍♀️

Essa confusão pode explicar as mais de 18 mil pesquisas pelo significado de nostalgia, uma emoção que mistura a alegria de lembrar um momento feliz com a tristeza de saber que ele ficou no passado. Um sentimento complexo, que combina “nóstos” (volta para casa) e “álgos” (sofrimento) na palavra grega original.

Outro exemplo é a ansiedade, uma das emoções mais buscadas online, frequentemente confundida com medo, depressão ou insegurança. Apesar das similaridades, a ansiedade é uma sensação de desconforto relacionada ao futuro, que pode variar de um leve incômodo a um transtorno prolongado.

Metodologia

Para entender quais sentimentos e emoções geram mais dúvidas nos brasileiros, a Preply analisou termos em alta no Google Ads nos últimos 12 meses. A partir dessas informações, criou-se um ranking com base no comportamento digital dos internautas no Brasil.

Navegar pelos sentimentos pode ser complicado, mas com um pouco de empatia e conhecimento, fica mais fácil entender a si mesmo e aos outros. ✨

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui