
Se você navegou pela internet nos últimos dois meses, deve ter percebido como sentimentos como amor, raiva e ansiedade estão bombando, tanto nas redes sociais quanto nas manchetes dos jornais. E não é por acaso! O lançamento da animação “Divertida Mente 2”, da Pixar, que explora de forma divertida o mundo das emoções, está mexendo com o coração dos brasileiros.
Enquanto o filme quebra recordes de bilheteria no Brasil e no mundo, o interesse por temas relacionados às emoções só cresce! Em junho, por exemplo, foram mais de 100 mil buscas online por termos como “emoções” — um aumento de 82% em relação ao ano anterior. Grande parte dessas buscas está ligada ao filme, livros sobre autoconhecimento e ao significado de sensações que, às vezes, são difíceis de explicar.
Mas, se a busca por entender sentimentos como “medo” e “nostalgia” está em alta, quais emoções têm dominado as pesquisas dos brasileiros de Norte a Sul? Quem traz essa resposta é a plataforma de idiomas Preply, que revela os conceitos que estão fazendo a cabeça das pessoas e oferece explicações para quem quer se entender melhor. Confira abaixo!

Empatia: a emoção mais pesquisada pelos brasileiros
Entre todas as emoções que têm despertado curiosidade online, a empatia ocupa o topo da lista, com mais de 23 mil buscas só no último ano! Para muitos, entender o que é empatia é essencial para viver em comunidade.
E não é de hoje que a empatia está em alta. Desde 2022, ela já aparecia como uma das palavras mais procuradas pelos brasileiros no dicionário Dicio. E em 2020, a jornalista Sandra Annenberg escolheu essa palavrinha para representar o ano, marcado pelo isolamento e a necessidade de se colocar no lugar do outro.
Mas afinal, o que é empatia? ♂️ A Preply explica que a empatia é a capacidade de deixar de lado o próprio ponto de vista e se colocar no lugar do outro, compreendendo seus sentimentos, emoções e perspectivas. Uma herança do conceito grego “empatheia”, que combina “en” (dentro) e “pathos” (sentimento), aludindo à noção de “entrar no sentimento”.
Felicidade ou alegria? Quando um sentimento se confunde com o outro
Às vezes, entender as emoções pode ser confuso, especialmente quando elas são parecidas, como felicidade e alegria, raiva e irritação, ou empatia e simpatia. ♀️
Essa confusão pode explicar as mais de 18 mil pesquisas pelo significado de nostalgia, uma emoção que mistura a alegria de lembrar um momento feliz com a tristeza de saber que ele ficou no passado. Um sentimento complexo, que combina “nóstos” (volta para casa) e “álgos” (sofrimento) na palavra grega original.
Outro exemplo é a ansiedade, uma das emoções mais buscadas online, frequentemente confundida com medo, depressão ou insegurança. Apesar das similaridades, a ansiedade é uma sensação de desconforto relacionada ao futuro, que pode variar de um leve incômodo a um transtorno prolongado.
Metodologia
Para entender quais sentimentos e emoções geram mais dúvidas nos brasileiros, a Preply analisou termos em alta no Google Ads nos últimos 12 meses. A partir dessas informações, criou-se um ranking com base no comportamento digital dos internautas no Brasil.
Navegar pelos sentimentos pode ser complicado, mas com um pouco de empatia e conhecimento, fica mais fácil entender a si mesmo e aos outros. ✨