Morar sozinho ou dividir? A melhor escolha para a sua faculdade

Foto: Reprodução

A faculdade é um dos momentos mais incríveis da vida universitária, mas também traz uma série de decisões importantes. Uma delas é: morar sozinho ou dividir o espaço?

Ewerton Camarano, CEO da Uliving, conta que a escolha da moradia deve levar em conta sua personalidade, orçamento e preferências. “Não existe a ‘melhor opção’, mas sim a que se alinha mais com suas necessidades e estilo de vida”, afirma.

Vamos explorar as vantagens e desvantagens das opções mais comuns e uma terceira alternativa que combina o melhor dos dois mundos!

Dividindo um Espaço

Optar por dividir o espaço em repúblicas pode ser uma escolha econômica e prática. Com o rateio do aluguel, condomínio e produtos de limpeza, o custo fica bem mais acessível. Além disso, morar perto da universidade ou em áreas centrais é uma grande vantagem.

Camarano destaca que a socialização é um dos principais benefícios: “Conhecer novas pessoas, fazer amizades, ter apoio nos estudos e companhia quando a saudade bate são pontos positivos das moradias compartilhadas.”

Mas, há um lado negativo: a necessidade de estabelecer regras de convivência e possíveis conflitos por diferenças de conceitos e hábitos. “Pode faltar privacidade e surgir problemas com visitas indesejadas e limpeza,” alerta o especialista. ‍♂️

Morando Sozinho

Para quem prefere mais tranquilidade, as kitnets e apartamentos são as opções ideais. Esses espaços oferecem controle total sobre as visitas e maior autonomia na definição dos horários e tarefas.

No entanto, morar sozinho exige organização para as compras, planejamento e cuidados com a limpeza. E, claro, é preciso lidar com a solidão de vez em quando. “Você pode definir seu ritmo sem se preocupar em incomodar outras pessoas, mas precisa estar preparado para gerenciar tudo sozinho,” comenta Camarano. ️

Nem Tão Só, Nem Tão Acompanhado

A boa notícia é que já existem opções que misturam o melhor dos dois mundos: as moradias universitárias. Esses espaços oferecem apartamentos compartilhados e studios individuais, mas com um senso de comunidade.

“Com salas de cinema, coworking 24h, cozinhas coletivas e salas de games, as moradias universitárias como as da Uliving combinam privacidade com um ambiente vibrante e atividades sociais,” conclui Camarano.

Agora que você conhece as opções, é hora de escolher a que mais combina com você e começar sua jornada universitária com o pé direito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui